Topo

Brasileirão - 2021

Juventude derrota o Corinthians por 1 a 0 e garante permanência na Série A

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

09/12/2021 23h37

O Juventude está garantido na Série A do Campeonato Brasileiro em 2022. Na noite de hoje (9), a equipe gaúcha derrotou o Corinthians, por 1 a 0, e contou com o tropeço do Bahia na Arena Castelão para se manter na elite do futebol nacional. O gol que garantiu o clube de Caxias do Sul na Primeira Divisão foi marcado por Chico, de pênalti.

Desde o apito inicial no Alfredo Jaconi, o que se viu em campo foi o Corinthians com uma postura desinteressada e o Juventude ligado, dono da posse da bola, porém nervoso e ineficiente no ataque. Depois de uma bola na trave e três chances claríssimas de gol, o time treinado por Jair Ventura teve um pênalti marcado a seu favor no fim do jogo e garantiu a permanência na Série A. O confronto ficou paralisado alguns minutos nos momentos finais porque três das bolas disponibilizadas estavam furadas.

O melhor: Chico

Autor do gol que manteve o Juventude na Série A, o meia de ascendência sul-coreana foi o principal organizador das jogadas de ataque da equipe. Teve muita frieza para bater o pênalti já nos minutos finais do segundo tempo e deslocar o experiente goleiro Cássio.

O pior: Gabriel Pereira

Não conseguiu dar profundidade ao time e foi praticamente inoperante no campo de ataque. Desatento em uma jogada de bola parada, cometeu o pênalti que definiu o resultado da partida no Alfredo Jaconi.

Juventude escapa no fim

Terceiro colocado na Série B do ano passado, o Juventude suou para se manter na elite do Brasileirão. A equipe entrou na rodada precisando vencer o Corinthians e torcendo por um tropeço do Bahia na Arena Castelão. Depois de passar mais de 80 minutos na zona de rebaixamento ao longo desta noite, o time gaúcho viu o Leão do Pici virar o jogo no Ceará, vencer por 2 a 1, e momentos depois abriu o placar no Alfredo Jaconi. Ao todo, com 46 pontos, o clube se manteve na Série A.

Corinthians deixa a desejar com postura desinteressada

Foi baixa a qualidade técnica do futebol apresentado pelo Corinthians em Caxias do Sul. Sem Roger Guedes (suspenso) e com Willian e Renato Augusto poupados, o time do técnico Sylvinho limitou-se a marcar o Juventude em seu campo de defesa e, mesmo com espaço, não conseguiu contra-atacar. A equipe praticamente não ofereceu perigo ao gol defendido por Douglas e passou a impressão de completo desinteresse na partida.

Cronologia do jogo

Interessado em permanecer na Série A, o Juventude dominou o primeiro tempo do início ao fim, tendo criado pelo menos duas oportunidades claras de gol e acertado a trave defendida por Cássio. Apesar disso, foi o Corinthians quem fez o primeiro gol da partida, com Jô, de cabeça. O VAR, no entanto, viu um empurrão do centroavante em seu adversário no momento em que disputou a bola pelo alto e anulou o lance.

Na etapa final, o cenário se repetiu: o Juventude controlou a posse da bola, jogou posicionado no campo de ataque e pressionou o Corinthians. O técnico Sylvinho nem sequer colocou seus jogadores mais experientes em campo e deu rodagem para os garotos formados nas categorias de base. No fim, Gabriel Pereira colocou o braço na bola, o VAR chamou o árbitro de campo e o pênalti que decidiu a partida foi marcado.

Ivete Sangalo no Alfredo Jaconi

Após o apito final e a confirmação da manutenção na elite do futebol brasileiro, elenco, comissão técnica e torcida do Juventude comemoraram o resultado no Alfredo Jaconi como se fosse um título. O sistema de som do estádio tocou 'Festa', de Ivete Sangalo, e as arquibancadas não se esqueceram do rebaixamento do Grêmio à Série B do Brasileirão em 2022. Em campo, um carrinho de golfe transportava um bandeirão da torcida e os jogadores foram ao alambrado festejar.

FICHA TÉCNICA

Juventude 1x0 Corinthians

Data: 9/12/2021

Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)

Hora: 21h30 (de Brasília)

Gols: Chico, aos 35' do 2º tempo (1-0)

Cartões amarelos: Gil e Roni (Corinthians)

Cartões vermelhos: Fagner (Corinthians)

Juventude: Douglas; Paulo Henrique, Vitor Mendes, Quintero (Roberson) (Didi) e Rafael Forster; Jadson (Bruninho), Dawhan (Ricardinho), Chico e Castilho (Wescley); Capixaba e Sorriso. Técnico: Jair Ventura.

Corinthians: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton; Gabriel (Adson); Gabriel Pereira (Vitinho), Giuliano, Du Queiroz e Gustavo Mosquito (Roni); Jô (Gustavo Mantuan). Técnico: Sylvinho.