Topo

Figueirense surpreende e acerta com Branco como técnico para a próxima temporada

Do UOL Esporte*

No Rio de Janeiro

13/12/2011 12h07

O Figueirense não demorou para acertar com seu novo técnico para a próxima temporada e acabou surpreendendo ao anunciar o nome de Branco. A apresentação aconteceu nesta terça-feira no Orlando Scarpelli. Vinícius Eutrópio pintava como favorito para comandar a equipe catarinense, mas foi o ex-jogador que acabou chegando a um acordo.

Branco terá sua primeira experiência como técnico. Companheiro de Jorginho, o antigo comandante do Figueirense, no tetracampeonato mundial conquistado pela seleção brasileira em 1994, ele chegou a trabalhar como dirigente na CBF e, posteriormente no Fluminense. Na entidade máxima do futebol brasileiro, ele foi coordenador das divisões de base.

“Anos atrás quando trabalhava no Fluminense essa ideia vinha amadurecendo. Acabei me preparando para isso viajando e fazendo estágio. Eu tenho experiência e só faltava eu ir para a beira do campo. Estou feliz com essa experiência nova e sinto que tenho bagagem para exercer essa função”, disse Branco, em sua entrevista coletiva.

Em 2006, acabou assumindo o cargo de coordenador de futebol do Fluminense. Durante sua passagem pelo clube carioca, a equipe então comandada pelo técnico Renato Gaúcho se sagrou campeão da Copa do Brasil, em 2007. Na final da competição, os cariocas passaram pelo próprio Figueirense. No seguinte, a equipe acabou ficando com o vice-campeonato da Copa Libertadores.

No final daquela temporada, acabou deixando o cargo por conta de um desentendimento com a diretoria. Na oportunidade, o clima entre Branco e alguns cartolas acabou ficando ruim por conta de uma dívida antiga contraída em uma das suas passagens como jogador do clube.

Quando era jogador, Cláudio Ibraim Vaz Leal atuava como lateral-esquerdo e era conhecido por seu potente chute. Seu gol mais importante na seleção brasileira aconteceu em uma cobrança de falta na vitória sobre a Holanda por 3 a 2 nas quartas de final da Copa do Mundo de 1994.

Além do Fluminense, Branco atuou por diversos clubes como Flamengo, Corinthians, Internacional, Grêmio, Brescia-ITA  e Middlesbrough-ING. Como jogador, o seu título mais importante foi o Campeonato Brasileiro de 1984, pelo tricolor carioca.

Mesmo se tratando de um nome novo para comandar o time, o diretor de futebol, Marcos Moura Teixeira, descartou que esteja fazendo uma aposta.

“Não concordo com isso. Temos que passar confiança e dar um bom ambiente para o Branco desenvolver em uma nova etapa da sua carreira. Ele trabalha no futebol faz tempo e exerceu várias funções. Tenho certeza que ele terá sucesso”, opinou.

*Atualizada às 13h32