Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Flu encaminha acordo, e Flamengo inicia conversas por redução salarial

Presidente do Fluminense, Mário Bittencourt já encaminhou acordo por redução salarial no elenco durante quarentena - Lucas Merçon/Fluminense FC
Presidente do Fluminense, Mário Bittencourt já encaminhou acordo por redução salarial no elenco durante quarentena Imagem: Lucas Merçon/Fluminense FC

Do UOL, em São Paulo, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro

14/04/2020 04h00

A dupla Fla-Flu trabalha nos bastidores para reduzir os salários de seus jogadores. O Fluminense já notificou o Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Saferj) e encaminhou um acordo para fazer o corte nos pagamentos ao elenco. O documento foi avaliado e modificado pela entidade que representa os atletas e será firmado nos próximos dias. Os moldes do negócio ainda não são revelados. As partes esperam as assinaturas dos envolvidos para divulgar os detalhes.

O Flamengo iniciou recentemente as conversas com os jogadores para acertar a redução salarial. Ainda não há uma definição entre clube e plantel sobre números, sobretudo porque as tratativas são mais incipientes. Entretanto, o Sindicato dos Atletas também está ciente da intenção da diretoria rubro-negra. (Por Alexandre Araújo, Leo Burlá e Thiago Fernandes)

Ferj descarta projeção de volta e ainda levará protocolo a órgãos de saúde

Os times cariocas seguem sem saber quando entrarão em campo para retomar as disputas do Campeonato Carioca. Enquanto os cartolas dos clubes fazem pressão, de olho em bola rolando e verba de TV entrando nos cofres, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) mantém cautela. Mesmo já elaborando um protocolo para o momento de volta das atividades, a entidade só retomará seu torneio com o aval dos órgãos de saúde competentes. Tal protocolo, inclusive, será levado às autoridades nos próximos dias. Nos bastidores, os clubes sonham com um retorno até o final de maio. A Ferj ainda enxerga tal cenário como uma precipitação. (Por Pedro Ivo Almeida)

Sindicato dos atletas é chamado para reunião da federação sobre o Paulistão

O Sindicato dos Atletas de São Paulo foi chamado para participar da reunião de amanhã sobre o Campeonato Paulista. A ideia é decidir quais serão os próximos passos do estadual, que foi paralisado em março por causa da pandemia do novo Coronavírus. Na ocasião, representantes dos clubes e da Federação Paulista de Futebol vão discutir se há possibilidade de retomar o torneio nas próximas semanas. O sindicato pretende definir para os jogadores qual é o melhor caminho para ser seguido. (Por José Eduardo Martins)

Sem pressa: SPFC só voltará a jogar com aval de órgãos de saúde

O São Paulo vai participar da reunião de amanhã (15) para definir qual o destino do Campeonato Paulista. Segundo apurou a De Primeira, os dirigentes do Tricolor paulista não vão colocar o time para atuar contra as orientações dos órgãos de saúde. Ou seja, apesar das necessidades financeiras e do desejo esportivo, o clube não quer pular etapas para colocar jogadores e funcionários em risco. Com o estadual paralisado, as equipes deixaram de receber as verbas de direitos de transmissão e renda das partidas. (Por José Eduardo Martins)

Representante de Sampaoli "repete" Santos e vira gerente no Atlético-MG

Gabriel Andreata, um dos responsáveis por negociar o futuro de Jorge Sampaoli no mercado da bola, repetiu a parceria que tinha com o técnico no Santos ao se tornar gerente desportivo do Atlético-MG. Foi ele quem representou o técnico nas tratativas com Santos e Palmeiras, ainda em dezembro passado, e depois nas duas conversas com o Atlético-MG. Em março de 2020, o argentino aceitou a oferta para assumir a equipe alvinegra. Nas conversas, ficou alinhado que Gabriel Andreata seria um dos membros da comissão técnica. No entanto, ele tem um cargo superior a esse na prática e, embora seja apontado como um auxiliar, está abaixo somente de Alexandre Mattos, diretor de futebol, no organograma atleticano. (Por Thiago Fernandes)

Coritiba se assusta com carta da Turner e vê tentativa de "se livrar" do BR

Único clube que começaria a receber dinheiro da Turner a partir deste ano, já que em 2019 estava na Série B, o Coritiba é o clube mais abismado com a alegação da empresa que os clubes que têm contrato para o Brasileirão descumpriram cláusulas do acordo. O Alviverde se manifestou via assessoria e disse estar surpreso com a posição da Turner, já que acredita não se encaixar nessa questão. Mas o clube ressalta que tem boa relação com a emissora e que conversa com ela para achar a melhor solução. O time quer receber o dinheiro combinado para o Brasileiro deste ano. Diretores do Coritiba entendem que a visão da Turner seria realmente uma tentativa de se livrar do contrato do Brasileirão, que não tem dado lucro para a empresa. Oficialmente, a Turner diz que só quer rever alguns termos dos acordos. Já o clube paranaense não comentou o assunto. (Por Gabriel Vaquer)

Covid-19: Órgão adia prazo para Disney vender Fox Sports no México

O IFT (Instituto Federal de Telecomunicações), órgão regulador de mídia do México, suspendeu por três meses a obrigatoriedade da Disney de vender o Fox Sports no México. O prazo antigo iria até maio, mas por causa da pandemia do Covid-19, o prazo deixa de correr e volta a ser contado em 20 de junho. Com isso, como faltava 45 dias para terminar a data inicialmente estabelecida, a Disney precisa encontrar um comprador para o Fox Sports até o dia 3 de agosto deste ano. Caso contrário, o canal será encerrado no país latino. As decisões do órgão regulamentador do México costumam servir de referência para outros países, como o Brasil. Aqui, a fusão entre Disney e Fox não tem previsão para a ser julgada pelo Cade. (Por Gabriel Vaquer)