Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Turner também rejeita ideia de retomada do mata-mata ao Brasileirão

André Henning e Mauro Beting durante transmissão de Internacional e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro na TNT - Reprodução
André Henning e Mauro Beting durante transmissão de Internacional e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro na TNT Imagem: Reprodução

Do UOL, em Aracaju, São Paulo, Fortaleza e Paris

27/03/2020 04h00

Dona dos direitos de transmissão de 56 jogos do Brasileirão 2020 na TV por assinatura, a Turner também rejeita uma possível mudança de formato no Campeonato Brasileiro, saindo dos pontos corridos para o mata-mata. A mudança de formato pode reduzir pela metade as partidas a que o grupo tem direito, caso, por exemplo, apenas um turno seja realizado.

Segundo apurou a coluna, executivos da empresa afirmam que, sem metade dos jogos, o valor repassado aos oito clubes que estão com a Turner (Athlético Paranaense, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos) seria reduzido. Seria uma consequência dura, por exemplo, para o Coritiba, que até o momento só tem contrato com a programadora —está sem fechar com a Globo para TV aberta e pay-per-view.

Outros dois pontos são o prejuízo de grande e, por tabela, financeiro. Hoje, o Brasileirão é um dos principais produtos da programadora, junto com a Champions League, e tem alta procura comercial. Espera, então, a entrega de jogos prometida em seu pacote publicitário, que não é barato. Por fim, a Turner entende que a transmissão de jogos do mata-mata teria menos chance de acontecer na TNT. O canal teria que torcer para que dois clubes da emissora se enfrentassem. Procurada oficialmente, a Turner preferiu não comentar o assunto. (Por Gabriel Vaquer)

Coronavírus: ausência de Corinthians é marca de negociações entre clubes e jogadores

A ausência do Corinthians tem sido constante nas negociações entre clubes e atletas sobre uma possível redução, e tem surpreendido dirigentes de outras equipes. Normalmente ativo em articulações políticas nos bastidores, o alvinegro tem adotado uma postura distante de todo o processo que vem se estendendo já por uma semana em meio à pandemia do coronavírus. A representantes dos seus jogadores, o Corinthians vem garantindo que honrará o pagamento dos salários. (Por Pedro Lopes)

Coronavírus: Martorelli admite cisão sindical no impasse

O presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo (Sapesp) Rinaldo Martorelli, concedeu entrevista pela primeira vez após o início das negociações entre clubes, a Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol) e outros sindicatos, como o SIAFSP (Sindicato dos Atletas Profissionais do Município de São Paulo) por conta da paralisação das competições em função da pandemia do Coronavírus. Ele admitiu cisão sindical, embora tenha demonstrado concordância com vários itens negociados entre as partes, como 30 dias de férias em abril e nenhuma redução salarial no período. "Nós rompemos com a Fenapaf, mas representamos os atletas dos clubes do Estado de São Paulo", disse em entrevista ao BandSports, "Não há discordância da maioria dos itens, mas acho prematura a discussão. E eles (SIAFMSP) não têm legitimidade para falar por todos. Se querem trabalhar pela categoria, é só procurar o Sindicato", completou. (Por Napoleão de Almeida)

Série A-2 e A-3 do Paulista voltando em 15 dias?

Rinaldo Martorelli ainda revelou uma intenção que está na mesa de discussões por conta da perda de receita com a pausa nos campeonatos, o que tem gerado dispensas nos clubes pequenos: "Há uma ideia de se voltar com as séries A2 e A3 (do Campeonato Paulista) em dez, 15 dias, mesmo que de portões fechados. Isso poderia ajudar a manter uma verba com a televisão", comentou - a série A2 do Paulista teve direitos de transmissão comprados pelo Grupo Globo. (Por Napoleão de Almeida)

Prazo da Ligue 1 pressiona Neymar e Thiago Silva para retorno a Paris

A Federação Francesa de Futebol estipulou o dia 30 de junho como o prazo para encerramento do Campeonato Francês —faltam 10 rodadas para o fim. A decisão impulsiona os clubes a tomarem medidas quanto ao retorno aos treinamentos, mesmo com o país ainda em confinamento. A decisão pode afetar o retorno de Thiago Silva e Neymar, que vieram ao Brasil na semana passada, a contragosto da diretoria do PSG. O receio do clube parisiense é o de a dupla desfalcá-lo em treinos e jogos, em caso de risco de fechamento de fronteiras, ou mesmo se houver a necessidade de 15 dias de reclusão após a chegada na à França. Com o encerramento da Ligue 1 previsto para o fim de junho, é lógico que o planejamento é para que a tabela seja retomada já em abril. (Por João Henrique Marques)

Bayern entra na briga por zagueiro brasileiro da Lazio

A campanha da Lazio, que briga pelo título do Campeonato Italiano ponto a ponto contra a Juventus, fez o zagueiro Luiz Felipe ser disputado por dois gigantes do futebol mundial. O Bayern de Munique entrou na briga com o Barcelona pela contratação do brasileiro de 23 anos. A pandemia causada pelo Coronavírus, no entanto, impediu, por ora, que as sondagens se transformassem em propostas oficiais. (Por Brunno Carvalho)

Inspeção da Fifa em campo do Palmeiras teve de ser adiada por causa do coronavírus

O Palmeiras tinha agendado para o início de abril a inspeção do laboratório da Fifa no campo com gramado artificial da Academia. No entanto, por causa da pandemia do coronavírus, a vistoria teve de ser adiada. Está previsa, agora, para o fim de abril. Os funcionários viriam da Escócia, e a viagem não foi possível de ser marcada. Nos testes, são avaliados quesitos como a rolagem da bola e a drenagem. A avaliação utiliza como parâmetro os melhores campos de grama natural. Tal inspeção já foi realizada no Allianz Parque, para que a Conmebol liberasse a realização de partidas no estádio. (Por José Eduardo Martins)

Mesmo com pandemia, Cade continua reuniões por fusão entre Disney/Fox

A pandemia do novo coronavírus não está afetando o trabalho do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em relação à fusão entre Disney e Fox no Brasil, pelo menos neste primeiro momento. Nos últimos dias, reuniões continuaram acontecendo entre o relator do caso, Luís Henrique Bertolino Braido, e partes interessadas na situação. A última delas chamou a atenção: o Cade convocou a empresa RioMotorsports para prestar esclarecimentos sobre a negociação entre a empresa e o Fox Sports para a exibição da MotoGP a partir deste ano, depois do Grupo Globo abrir mão da competição. O Cade quis entender detalhes financeiros da compra, para saber qual é a situação atual do Fox Sports nesse quesito. Todas as conversas, atendendo orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) estão acontecendo por vídeoconferência. (Por Gabriel Vaquer)

Diretores do Fortaleza abrem mão de parte do salário para 'ajudar o clube'

Em meio à crise ocasionada por conta do surto de coronavírus, os diretores do Fortaleza - todos remunerados - optaram por abrir mão de parte de seus salários, decisão tomada para ajudar a manter a saúde financeira do clube. "Optamos por isso para ajudar o clube neste momento em que todos precisam se ajudar. O percentual ainda não está definido, mas é necessário fazer esse tipo de ajuste para que o clube honre seus compromissos e a gente consiga manter o emprego de todos os nossos profissionais. Não queremos demitir ninguém. Também vamos conversar com os jogadores sobre isso", afirmou o presidente Marcelo Paz. (Por Marcelo De Vico)