Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Luvas separam acordo entre Santos e Veríssimo, que pode ter aumento de 60%

Lucas Veríssimo comemora gol na vitória do Santos contra o Delfín na Libertadores - Ivan Storti/Santos FC
Lucas Veríssimo comemora gol na vitória do Santos contra o Delfín na Libertadores Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Do UOL, em Santos, São Paulo e no Rio de Janeiro

12/03/2020 04h00

Santos e Lucas Veríssimo estão próximos de um acordo para anunciarem a renovação de contrato do zagueiro com extensão do vínculo e aumento salarial. Já há um denominador comum entre as partes para um aumento de cerca de 60% nos vencimentos do atleta, podendo atingir até 300 mil reais mensais dependendo de metas alcançadas. O ponto de discordância ainda paira sobre a forma de pagamento de luvas, bonificação por assinatura de contrato. Tal avanço nas negociações já havia ocorrido mesmo antes da reclamação pública de Veríssimo após a vitória sobre o Delflín — que não caiu bem internamente no Peixe. A tendência é que a situação seja resolvida de forma definitiva em breve. (Por Eder Traskini e Samir Carvalho)

Mais Veríssimo: após confusões, zagueiro troca de empresário e caso pode parar na Justiça

Lucas Veríssimo já esteve próximo de deixar o Santos em diversas oportunidades, mas o constante aumento da pedida por parte do presidente José Carlos Peres e também certa confusão entre empresários melaram os negócios com Zenit (RUS), Spartak (RUS) e Torino (ITA). O defensor, então, decidiu trocar Aparecido Inácio, conhecido como Cidão, por Paulo Pitombeira e Marcelo Pettinati. O entendimento de Veríssimo é que o contrato de representação chegou ao fim, mas há um discordância entre uma cláusula de renovação automática e o caso pode parar na justiça. (Por Eder Traskini)

Adiamento por coronavírus pode empurrar Eliminatórias para data Fifa em junho

Caso confirmem a decisão de adiar o início das Eliminatórias Sul-Americanas devido ao novo coronavírus, as duas datas Fifa marcadas para os dias 4 e 9 de junho surgem como potenciais substitutas para as partidas previstas para março. É com essa ideia que Fifa e Conmebol trabalham juntas no momento. A ideia seria empurrar o início da competição classificatória para a Copa de 2022 para esses dias que, hoje, estão reservados para amistosos. No caso da seleção brasileira, eles serviriam como amistosos para a Copa América, com início previsto para o dia 12 de junho.

As Eliminatórias têm o início originalmente programado para o próximo dia 27 de março. Durante a discussão sobre um protocolo envolvendo o coronavírus, Fifa e Conmebol chegaram a debater a realização da rodada com portões fechados. A avaliação, entretanto, é de que a medida não ataca o principal problema em debate: o fato de que grande parte dos atletas convocados atua em países europeus afetados pela pandemia. (Por Marcel Rizzo e Pedro Lopes)

Mattos ainda não foi anunciado, mas já trabalha por reforços no Atlético-MG

Alexandre Mattos ainda não foi confirmado como novo diretor de futebol do Atlético-MG. Porém, ele já trabalha nos bastidores à procura de reforços. Desde a última reunião com o presidente Sérgio Sette Câmara, em 5 de março, o dirigente conversa com agentes e tenta buscar nomes para a equipe mineira. Ele, inclusive, é quem conduz as tratativas com o agente Paulo Pitombeira a fim de acertar a volta de Róger Guedes à Cidade do Galo. O executivo atleticano também negocia a busca por Lucas Veríssimo, zagueiro do Santos, com o mesmo empresário. Mattos assinará contrato na Cidade do Galo até dezembro de 2021. O seu vínculo com o clube termina um ano depois do primeiro mandato de Sérgio Sette Câmara. (Por Thiago Fernandes)

Botafogo se irrita com demora de Yaya e quer foco em Honda

O Botafogo não está nada satisfeito com a forma como Yaya Touré vem negociando com o clube, que esperava uma decisão mais rápida - principalmente após a diretoria dar a negociação como encerrada e ser procurada pelo próprio jogador para voltar às conversas. O marfinense diz que quer muito vestir o preto e branco, mas que ainda não pode dar sua resposta por problemas familiares. Apesar da irritação, o Alvinegro segue interessado, mas entende que Keisuke Honda será o grande nome do Glorioso na temporada. O japonês conquistou a todos com sua postura tanto durante a transação como no dia a dia nos treinamentos. (Por Bernardo Gentile)

Daniel Alves e Juanfran ajudam a modernizar o São Paulo fora de campo

Não é só dentro de campo que Daniel Alves e Juanfran contribuem com o São Paulo. Com muita experiência no futebol internacional, a dupla passou algumas ideias para tentar ajudar a modernizar as instalações do Tricolor paulista e a aperfeiçoar o departamento de futebol. O clube pretende melhorar, por exemplo, a parte interna do CT da Barra Funda. Os conselhos também podem ser aproveitados também pela fisiologia e preparação física —o clube pretende deixar mais eficaz a maneira como capta as imagens e dados dos jogadores no campo. Até mesmo na alimentação a dupla já ajudou. A quantidade de frango e peixe nas refeições, por exemplo, aumentou desde a chegada dos dois laterais. (Por José Eduardo Martins)

Vasco e Luiz Gustavo têm audiência marcada após ação e pedido de rescisão

Vasco e o zagueiro Luiz Gustavo têm um encontro marcado no tribunal dia 28 de abril. Emprestado ao Goiás, o jogador acionou o clube na Justiça cobrando cerca de R$ 2,4 milhões em atrasados e solicitou ainda a rescisão indireta de seu contrato com o Cruzmaltino que vai até dezembro de 2020. Além de vários meses de salários não pagos, o atleta alega também 14 meses de FGTS em débito. Curiosamente, Vasco e Goiás se enfrentam hoje (12) pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Porém, por ainda está com o vínculo vigente com o clube vascaíno, Luiz Gustavo não poderá estar em campo em São Januário. (Por Bruno Braz)