Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Linda Caicedo mostra ao mundo que nunca se deve desistir dos nossos sonhos

O futebol vive através de seus personagens, assim como a imprensa esportiva também vive desses mesmos personagens. Eu, por exemplo, amo o futebol desde bem pequeno e adoro ter ídolos e tenho um grande prazer de escrever sobre eles.

O momento é da Copa de futebol feminino na Austrália/Nova Zelândia, e lá do outro lado do planeta tem uma garota colombiana que é a grande candidata a se tornar uma das melhores jogadoras do mundo, se já não é.

Linda Caicedo, com só 18 anos, é assustadoramente uma excelente jogadora de futebol e que chamou atenção do gigante Real Madrid, onde joga desde janeiro desse ano.

Nasceu na cidade de Candelária, localizada no Valle Del Cauca, onde começou a jogar no profissional do América de Cáli aos 14 anos. Foi campeã nacional e artilheira em 2019 e, com 16 anos, já estreou na seleção colombiana.

Ela é Linda não só no nome, mas também na sua vida. Durante a pandemia, descobriu aos 16 anos que tinha câncer no ovário e, com muita raça, foi para cima da doença, como faz nos campos de futebol, mas precisou dar uma pausa.

"Naquele momento, eu não achei que fosse possível jogar futebol profissionalmente de novo por causa de todos os tratamentos e cirurgias que tinha de enfrentar", disse ela numa entrevista para a Fifa. Foram 6 meses de quimioterapia, mas tudo deu certo e o câncer foi removido de seu corpo.

Quando voltou a jogar, foi para o rival Deportivo de Cáli, onde também foi campeã nacional em 2022. Foi quando com seu futebol bonito, criativo, com dribles desconcertantes, chamou a atenção de um gigante do futebol mundial. Em janeiro de 2023, Linda foi contratada pelo Real Madrid e já mostrou todo o seu enorme talento.

Mesmo com pouca idade, Linda chegou nessa Copa do Mundo já como um dos grandes destaques da competição e a principal jogadora da sua seleção. A Colômbia venceu as duas partidas que disputou, sendo a primeira por 2 x 0 sobre a Coreia do Sul, com gol de Catalina Usme e outro da Linda Caicedo. E, na manhã de ontem, a seleção colombiana feminina fez o maior feito da sua história até o momento, que foi vencer a fortíssima e favorita Alemanha por 2 x 1.

A surpresa começou a acontecer quando a nossa personagem Linda Caicedo fez o primeiro gol, só que no final do jogo as alemãs empataram com a atacante Alexandra Popp. Foi nessa hora que as colombianas demonstraram um forte psicológico e um grande poder de reação fazendo o gol da vitória nos acréscimos com Manuela Vanegas.

Continua após a publicidade

Com suas duas apresentações, juntas com seus dois gols, Linda virou a sensação da Copa. É sua primeira Copa do Mundo e era isso que estava faltando para todos perceberem que Linda Caicedo é um fenômeno e a principal candidata a dominar o cenário do futebol feminino por muito tempo.

Claro que existem outras ótimas jovens jogadoras, e as grandes estão começando a se despedir de suas seleções, como a brasileira Marta e a americana Megan Rapinoe.

Linda é uma jogadora muito rápida, técnica, habilidosa e que parte para cima da marcadora com todo o seu talento para driblar.

Já se fala dela há muito tempo, só que a Copa está fazendo com que o mundo aprecie e conheça essa força da natureza que é Linda Caicedo. Uma admirável lutadora da vida com um grande espírito vencedor e um grande exemplo de perseverança, raça, garra e com uma qualidade humana invejável, que é de nunca desistir dos seus sonhos.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes