Topo

Atlético-MG sofre novo apagão em casa e apenas empata com a Ponte Preta

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

28/05/2017 12h55

Para quem e apontado como um dos candidatos ao título do Campeonato Brasileiro, começar a competição com apenas dois pontos em nove disputados é muito pouco. É a situação do Atlético-MG, que após dois jogos consecutivos no Independência conquistou apenas um ponto. Neste domingo, o time atleticano empatou em 2 a 2 com a Ponte Preta.

Assim como havia acontecido na derrota para o Fluminense, quando tomou dois gols em três minutos, contra a Ponte não foi diferente. Sendo que neste domingo o Atlético até saiu na frente, com Robinho, mas em dois minutos Lucca virou o marcador para a equipe de Campinas. No fim, já completamente desorganizado, o Atlético empatou com Rafael Moura.

Lei do ex para evitar os gols

Geralmente a lei do ex vale para atacantes e meias, que marcam quando atuam contra clube. Mas neste domingo o Atlético não sofreu gols de um jogador que já defendeu o clube. Pelo contrário. Aranha, que foi goleiro atleticano entre 2009 e 2011, fez pelo menos três grandes defesas, em momentos cruciais da partida. A mais espetacular delas em chute de Cazares, quando o placar apontava 1 a 0 para o Atlético.

Atlético paciente e sete toques para o gol de Robinho

Claramente a Ponte Preta foi ao Independência para não ser derrotada. A equipe de Campinas defendia com uma linha de cinco jogadores na entrada da área, tirando os espaços e dificultando a troca de passes do Atlético no campo ofensivo. Paciente, o time comando por Roger Machado soube esperar a primeira vez que teve espaço para abrir o placar. Em um contra-ataque que começou num escanteio batido pela Ponte Preta, quatro jogadores do Atlético participaram da jogada que terminou com o gol de Robinho, com sete toques da bola apenas.

Novo apagão atleticano e virada em dois minutos

Contra o Fluminense o Atlético tinha a posse de bola, jogava no campo de ataque, mas em três minutos sofreu dois gols da equipe carioca e foi derrotado no Independência, pela segunda rodada do Brasileirão. Neste domingo a história se repetiu. Após virar o primeiro tempo vencendo, por 1 a 0, em dois minutos o Atlético tomou dois gols de Lucca. Novo apagão do time atleticano dentro de casa.

Atlético troca paciência por chuveirinho

Se no primeiro tempo o time da casa mostrou muita tranquilidade para buscar o resultado, na etapa final o Atlético se desorganizou completamente após os dois gols da Ponte Preta. A troca de passes em busca de espaço deu lugar ao chuveirinho. Já sem Cazares, que deu lugar a Rafael Moura, o Galo mudou completamente a forma de jogar.

Mudanças de Roger abrem buraco no meio de campo

Perdendo pela segunda vez como mandante neste Brasileirão, o técnico Roger Machado mudou o Atlético para tentar reagir contra a Ponte Preta. As alternativas encontradas pelo treinador foram as entradas de Maicosuel e Rafael Moura nos lugares de Adílson e Cazares, respectivamente. Algo que deixou o Atlético bastante exposto aos contra-ataques da Ponte Preta, que não teve competência para aproveitar as chances.

Victor salva e impede nova derrota

Praticamente com o time todo no campo de ataque nos minutos finais da partida com a Ponte Preta, o Atlético sofreu um contra-ataque já nos acréscimos e quase sofreu o terceiro gol. Nino Paraíba e mais dois companheiros estavam na área do Atlético contra o goleiro Victor e o zagueiro Felipe Santana. Ao invés de passar a bola, o lateral da Ponte optou pelo chute e o camisa 1 do Atlético fez grande defesa.

Fora do jogo, Valdívia este no Horto

Contratado pelo Atlético-MG durante a semana, o meia Valdívia esteve no Independência para acompanhar o triunfo de usa nova equipe sobre a Ponte Preta. O jogador tinha a expetativa de estrear neste final de semana, mas não teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, por isso sequer foi relacionado para o jogo. Valvídia acompanhou toda a partida ao lado do capitão Leonardo Silva, que está machucado e também não jogou.

Reis das 11h, Atlético e Ponte ganham folga

Em 2016, somente o Figueirense jogou tantas vezes como Atlético e Ponte Preta na matinê do Campeonato Brasileiro. Cada equipe entrou em campo seis vezes. Neste domingo, Galo e Macaca jogaram pela primeira vez no horário de 11h na edição 2017 da competição. Algo que não vai se repetir nas próximas partidas. Pelo menos até a 10ª

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 2 x 2 PONTE PRETA

Data: 28/05/2017 (domingo)
Horário: 11h (de Brasília)
Motivo: 3ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Público: 19.553 presentes.
Renda: R$ 485.735,00
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Corrêa (RJ) e Thiago Henrique Farinha (RJ)
Cartões amarelos: Fábio Santos e Otero (CAM) Nino Paraíba e Kadu (PON)
Gols: Robinho aos 35 minutos do primeiro tempo; Lucca aos 3 e aos 4  e Rafael Moura aos 34 minutos do segundo tempo

ATLÉTICO-MG
Victor, Marcos Rocha, Felipe Santana, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Adilson (Maicosuel, aos 7 do 2º), Elias e Cazares (Rafael Moura, aos 13 do 2º); Robinho (Otero, aos 29 do 2º) e Fred.
Treinador: Roger Machado.

PONTE PRETA
Aranha, Nino Paraíba, Marllon, Kadu e João Lucas; Naldo, Elton, Wendel (Rodrigo, aos 30 do 2º) e Ravanelli (Léo Artur, no intervalo); Lucca e Lins (Claudinho, aos 30 do 2º).
Treinador: Gilson Kleina.