Topo

Astro americano tem noite negativa e interrompe sequência de 3 anos na NFL

Drew Brees teve má atuação e viu sua sequência recorde de jogos com passes decisivos quebrada - REUTERS/Sean Gardner
Drew Brees teve má atuação e viu sua sequência recorde de jogos com passes decisivos quebrada Imagem: REUTERS/Sean Gardner

Do UOL, em São Paulo

30/11/2012 08h18

A noite de quinta-feira da NFL foi marcada pela quebra de uma sequência histórica para a liga americana,. Drew Brees, quarterback astro do New Orleans Saint, teve o recorde de 54 jogos seguidos anotando passes para touchdown interrompido. O "culpado" foi o Atlanta Falcons, que venceu em casa o duelo contra os Saints por 23 a 13, após começo fulminante de 17 a 0.

Touchdown é a maior pontuação do futebol americano, e ocorre quando um jogador consegue, em posse da bola, alcançar a endzone, área nas extremidades do campo, onde também ficam as traves.

Brees, que em 2009 liderou a equipe ao primeiro e único título da NFL, conseguia pelo menos um passe para touchdown por jogo desde o dia 19 de outubro de 2009. A marca passou a ser de Brees no último dia 7 de outubro, quando, ao completar pela 48ª vez consecutiva uma partida com passe decisivo, quebrou o recorde de Johnny Unitas, que entre 1956 e 1960 conseguiu 47 jogos seguidos com pelo menos um passe para a pontuação máxima do futebol americano. Unitas jogava pelo antigo Baltimore Colts.

O jogador quase conseguiu estender o recorde, quando no final do segundo quarto de jogo acetou passe que foi finalizado por Darren Sproles. Porém, os árbitros acabaram anulando o lance por infração cometida pelos Saints.

A atuação de Brees também foi marcada por recorde de interceptações sofridas pelo quarterback na carreira. Foram 5 passes cortados pela defesa dos Falcons - no último domingo, Brees já havia sofrido duas interceptações que acabaram em touchdowns do adversário, na derrota dos Saints para o San Francisco 49ers.

RAJON RONDO BRIGA, É SUSPENSO E PERDE CHANCE DE RECORDE NA NBA

O armador titular do Boston Celtics, Rajon Rondo, perdeu oportunidade de quebrar o recorde de pelo menos 10 assistências por jogo em partidas consecutivas após brigar no confronto contra os Nets, na última quarta-feira. Ele saiu de quadra com apenas 3 passes decisivos, quebrando a sequência de 37 jogos com dígitos duplos no quesito. A marca o deixa em segundo na lista dos recordistas, empatado com John Stockton, que conseguiu 37 jogos seguidos em 1990, pelo Utah Jazz, e de Magic Johnson, que em 1984 atingiu a impressionante marca de 46 partidas consecutivas com pelo menos 10 assistências na temporada 1983/1984. Rondo só poderá tentar uma nova sequência daqui duas partidas, quando poderá voltar de suspensão pela briga que teve com adversários do Brooklyn Nets. Nos últimos 9 meses, já é a terceira suspensão de Rondo na NBA.