Topo

Fórmula 1

ANÁLISE

Fábio Seixas: Fórmula 1 terá efeito dominó com aposentadoria do Raikkonen

Do UOL, em São Paulo

02/09/2021 14h04

Antes do Grande Prêmio da da Holanda de Fórmula 1, que marca o retorno da pista de Zandvoort à categoria, a principal notícia foi o anúncio da aposentadoria do finlandês Kimi Räikkönen, de 41 anos, que foi campeão mundial em 2007 e é o atual recordista de GPs 341 largadas.

No programa UOL News Esporte, o colunista Fábio Seixas explica que a saída de Räikkönen vai provocar um efeito dominó no mercado de pilotos para o preenchimento das vagas da próxima temporada e projeta uma série de definições até o GP da Itália, em Monza.

"Essa notícia já era esperada, mas o anúncio de que o Räikkönen vai parar, vai detonar agora um efeito dominó na Fórmula 1, porque tinha um monte de acertos no mercado de pilotos que estavam ali meio travados, esperando a primeira peça se mover e essa peça se moveu, que é a aposentadoria do Räikkönen, tem 41 anos, é um cara que estreou na Fórmula 1 em 2001, parou de correr duas temporadas, 2010 e 2011, e hoje é o recordista de GPs na Fórmula 1", diz Seixas.

Além do finlandês, o jornalista pontua que a saída do italiano Antonio Giovinazzi, companheiro do campeão mundial na Alfa Romeo, também aumenta as especulações sobre quem vai preencher as vagas restantes na categoria.

"Mas o que vai acontecer? O Räikkönen sai da Alfa Romeo, e a notícia dessa semana é que o Antonio Giovinazzi, que é o companheiro do Raikkonen na Alfa Romeo, também vai sair, mas no caso dele vai ser demitido mesmo. Quem vai correr no ano que vem na Alfa Romeo? Provavelmente o Valteri Bottas, que vai sair da Mercedes, e o Nyck De Vries, que é um piloto holandês, que foi campeão da Fórmula 2 e nesse ano ele foi campeão da Fórmula E, é um cara muito bom. Então, Nyck De Vries e Bottas devem ser a dupla da Alfa Romeo", diz Seixas.

"A Mercedes, o Bottas vai para a Alfa Romeo justamente porque vai perder o lugar na Mercedes e quem deve correr na Mercedes é o George Russell, da Williams, e quem vai correr no lugar do George Russell, aí é boataria que está correndo solta na Fórmula 1. Então são esses movimentos aí do mercado de pilotos, provavelmente tudo isso vai ser anunciado até o Grande Prêmio da Itália, que é já no outro final de semana, então os próximos dias devem ser intensos aí no mercado de pilotos", conclui.

Fórmula 1