Topo

Fórmula 1

Irritação e frustração definem Verstappen no qualifying do GP de Portugal

Carlos Sainz e Max Verstappen no circuito de Portimão - Lars Baron/Getty Images
Carlos Sainz e Max Verstappen no circuito de Portimão Imagem: Lars Baron/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/05/2021 13h04

A frustração tomou conta de Max Verstappen após o treino classificatório para o GP de Portugal de Fórmula 1, disputado hoje (1º), no circuito de Portimão. O piloto da Red Bull foi superado pelos dois carros da Mercedes e vai largar em terceiro lugar na prova de amanhã (3), às 11h (de Brasília).

Na terceira parte do qualifying, Verstappen chegou a fazer o melhor tempo, mas sua volta foi eliminada pelos comissários porque ele saiu completamente da pista na curva 4. Já nos últimos minutos, em uma nova tentativa, o holandês colocou a culpa no tráfego criado por outros pilotos.

"Foi difícil dirigir durante todo o classificatório, o carro teve muitos problemas de aderência. A primeira volta no Q3 foi sólida, mas eu tive um problema na quarta curva", comentou o holandês, vice-líder do Mundial de Fórmula 1, com um ponto de desvantagem para o inglês Lewis Hamilton.

Em relação à segunda volta no Q3, Verstappen relatou que seu desempenho foi atrapalhado pelo congestionamento na pista. "Eu estava bem confiante de que ainda poderíamos fazer uma boa volta final. Mas no último setor, o carro da frente atrapalhou, justamente com a baixa aderência que já temos e o vento forte", justificou.

"Isso só perturba. Custou-me muito tempo da volta, mas é assim. Foi um pouco confuso. Largar na segunda fila não é o ideal, mas vamos tentar brigar com eles na corrida. Espero que tudo se estabilize um pouco mais porque não tem sido divertido dirigir aqui", complementou em tom de frustração.

Se depois do treino a decepção foi a marca do semblante de Verstappen, na parte final do qualifying o holandês demonstrava irritação. Assim que percebeu o congestionamento em sua última volta, ele reclamou no rádio. "Por que esses caras não saem do caminho. Eu estou na volta rápida."

Verstappen terá seu companheiro de Red Bull, o mexicano Sergio Perez, na segunda fila. A pole position é do finlandês Valtteri Bottas, que ficou sete milésimos de segundo à frente de Lewis Hamilton.

Fórmula 1