Topo

Fórmula 1

Ayrton Senna recebe homenagem na abertura do treino no circuito de Portimão

Homenagem a Ayrton Senna no treino classificatório do GP de Portugal - Twitter/Fórmula 1
Homenagem a Ayrton Senna no treino classificatório do GP de Portugal Imagem: Twitter/Fórmula 1

Do UOL, em São Paulo

01/05/2021 11h27

Ayrton Senna ganhou uma homenagem na abertura do treino classificatório do GP de Portugal, hoje (1º), no circuito de Portimão. Assim que os pilotos receberam o sinal verde para o Q1, uma plataforma na reta dos boxes exibia a seguinte mensagem: "ObrigadoSenna".

A homenagem é uma referência ao 27º aniversário da morte do tricampeão mundial de Fórmula 1. Senna morreu neste mesmo 1º de maio de 1994 durante o GP de San Marino, no circuito de Ímola. Senna pilotava uma Williams e liderava a prova até que uma colisão contra um muro na curva Tamburello abreviou a carreira do brasileiro.

Curiosamente, o GP de Portugal faz parte de uma importante marca para Senna. Foi no país que o brasileiro conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1. No entanto, a corrida era disputada no circuito de Estoril.

Na ocasião, Senna pilotava uma Lotus e cravou a pole position. Na prova, ele liderou de ponta a ponta e colocou uma volta de diferença em quase todos os seus adversários. A exceção foi o italiano Michele Alboreto, da Ferrari, que foi o segundo colocado.

Senna morreu aos 34 anos de idade e conquistou o título mundial de Fórmula 1 em 1988, 1990 e 1991 -todos pela McLaren. Foram 162 corridas, com 41 vitórias e 65 pole positions.

Fórmula 1