Topo

Fórmula 1

Charles Leclerc supera Mercedes e conquista a pole position na Áustria

Leclerc durante o treino livre para o GP da Áustria - JOE KLAMAR / AFP
Leclerc durante o treino livre para o GP da Áustria Imagem: JOE KLAMAR / AFP

Do UOL, em São Paulo

29/06/2019 11h01Atualizada em 29/06/2019 13h37

Na manhã de hoje, Charles Leclerc, da Ferrari, repetiu as boas atuações dos treinos livres e conquistou o melhor tempo na classificação para o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1. Com o tempo recordista da pista (1min03s003), o monegasco superou a Mercedes, que teve as quatro últimas poles do circuito.

Lewis Hamilton, da Mercedes, fez o segundo melhor tempo, mas acabou punido por um incidente com Raikkonen no Q1 e caiu para a quinta posição do grid. O inglês fez o tempo de 1min03s262.

Após fazer 1min03s439, Max Verstappen, da Red Bull, será o segundo a largar.

Companheiro de Leclerc, Sebastian Vettel enfrentou problemas mecânicos em seu carro e não conseguiu participar do Q3. Por isso, o piloto alemão largará da 10ª posição.

O Grande Prêmio da Áustria será amanhã, às 10h10 (de Brasília).

Q1

Na primeira etapa do treino classificatório, a Mercedes começou pior, enquanto os carros da Red Bull foram melhores. Leclerc foi o primeiro a tomar a ponta, com 1min04s304, mas acabou superado por Verstappen.

O holandês da Red Bull fez com 1min03s807. Hamilton, Bottas e Leclerc vieram em seguida. Os eliminados foram Perez, Stroll, Kvyat, Russell e Kubica.

Kvyat escapou da pista e por isso ficou fora do Q2.

Q2

Hamilton e Bottas entraram para o Q2 com pneus médios, enquanto Leclerc foi com macios. A segunda etapa do treino começou com o monegasco da Ferrari fazendo uma bela volta: 1min03s549. Com pneus macios também, Vettel formou uma dobradinha na liderança com companheiro de equipe.

No final da segunda etapa da classificação, Leclerc conseguiu baixar ainda mais seu tempo e permaneceu na liderança com 1min03s378. Vettel, Hamilton e Verstappen vieram em seguida. Grosjean, Hulkenberg, Albon, Ricciardo e Sainz foram eliminados.

Um incidente entre Hamilton e Raikonnen também marcou o treino. Os comissários da prova anunciaram a a punição ao inglês e ele perdeu três posições. Enquanto isso, Vettel teve problemas em seu carro e não conseguiu participar do Q3.

Q3

A Alfa Romeo, com Raikkonen e Giovinazzi, foi a primeira a mandar os carros para a pista no Q3. Vettel não conseguiu resolver os problemas em seu carro e ficou de fora da etapa final.

Assim que Charles Leclerc entrou no circuito, ele já mandou o melhor tempo, com 1min03s208. Bottas, Verstappen, Hamilton e Gasly seguiram na cola do monegasco.

Em sua última volta na pista, Leclerc bateu o recorde do circuito com 1min03s003 conquistou a pole position.

Classificação Grande Prêmio da Áustria - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Fórmula 1