Em busca de mais disputas, Fórmula 1 cogita largadas com carros lado a lado
A Fórmula 1 busca alternativas para tornar as corridas mais atraentes. E, desta vez, pode propor mudanças nos grids de largadas.
Para tentar oferecer mais disputas, especialmente na primeira volta, a categoria cogita colocar carros lado a lado em cada fila no grid. Atualmente, o primeiro colocado larga oito metros à frente do segundo, padrão que se repete nas filas seguintes.
"Nós nos perguntamos o que aconteceria se deixássemos os carros mais próximos, se colocássemos os carros lado a lado de novo. Não com três ou quatro carros, como costumava ser, mas dois a dois", disse Pat Symonds, em declarações durante um evento promovido pela revista Autosport.
Em sua carreira na Fórmula 1, Pat Symonds foi diretor técnico de equipes como Benetton, Renault e Williams. Atualmente, ele trabalha em uma força de trabalho da F1, que busca mudanças para a temporada de 2021.
"Quando você quer simular algo assim, se o faz apenas como uma questão física, você tem uma resposta trivial: se os carros largam mais próximos e todos aceleram à mesma razão, eles chegam à primeira curva mais próximos. Não é isso que você quer saber. O que você quer saber é o que vai acontecer (depois disso)", completou.
Para avaliar a possibilidade, o grupo de Symonds apostou na inteligência artificial. Usando a plataforma do game oficial da Fórmula 1, a equipe colocou 19 carros controlados por computador e um por um piloto humano, repetindo 50 corridas de duas voltas cada.
A experiência apontou um aumento de 3% na taxa de acidentes e 5% de ultrapassagens. Além disso, segundo Pat Symonds, criou 20% mais "disputas roda a roda".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.