Testes têm carros 3s mais rápidos, novidade na Mercedes e Hamilton na ponta
O primeiro dia de testes da pré-temporada da Fórmula 1, realizado no Circuito da Catalunha, na Espanha, trouxe muitas confirmações - entre elas, a de que a Mercedes novamente vem forte, com Lewis Hamilton liderando. Esta foi a primeira vez que todas as 10 equipes colocaram seus carros juntos na pista, no primeiro dos oito dias de preparação oficial para a temporada 2017 e a expectativa de carros mais velozes e com visual mais agressivo na pista, além da promessa de problemas trazidos pelo novo regulamento, se tornou realidade.
O tempo de Hamilton foi mais de 3s mais rápido que a melhor marca do primeiro dia de testes do ano passado, realizado no mesmo circuito e que foi liderado por Sebastian Vettel, da Ferrari, segundo colocado no treino inaugural de 2017. Abaixar os tempos de volta foi a principal meta do novo regulamento, que tornou os carros mais largos, assim como os pneus.
Uma das consequências do novo regulamento foi a volta das chamadas barbatanas de tubarão, que ajudam no fluxo do ar da asa traseira, agora mais baixa devido às regras. E a única equipe que ainda não tinha aparecido com a solução, a Mercedes, testou sua versão pela primeira vez, com Hamilton. O inglês assumiu o cockpit na parte da tarde após seu novo companheiro Valtteri Bottas andar pela manhã.
Bottas fechou o dia com o sexto tempo, atrás de Felipe Massa, da Williams, que chegou a liderar a sessão na parte da tarde e foi um dos poucos pilotos que deu mais de 100 voltas no dia, de Kevin Magnussen, da Haas, e Daniel Ricciardo, da Red Bull.
Outra confirmação do primeiro dia foi o aparecimento de problemas: como os carros são totalmente novos, há muito o que pode não funcionar tão bem nas primeiras saídas à pista, como perceberam Red Bull e McLaren. Ambos tiveram problemas com sensores logo na parte da manhã e perderam tempo de pista. Pior para a McLaren, que ficou quase sete horas parada nos boxes. Na parte final do treino, Fernando Alonso conseguiu completar parte de seu programa.
O espanhol cede o carro para o novo companheiro Stoffel Vandoorne no teste da terça-feira. Na Mercedes, Hamilton e Bottas voltam a se revezar. Kimi Raikkonen anda na Ferrari, Esteban Ocon na Force India, Lance Stroll na Williams, Daniil Kvyat na Toro Rosso, Kevin Magnussen na Haas, Jolyon Palmer na Renault e Antonio Giovinazzi na Sauber.
A pré-temporada da Fórmula 1 vai durar duas semanas, com oito dias de atividades de pista no total. O campeonato começa com o GP da Austrália, dia 26 de março.
Confira os tempos do primeiro dia de testes da pré-temporada da F-1
1. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes 1m 21.765s (73 voltas)
2. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari 1m 21.878s (127)
3. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes 1m 22.076s (103)
4. Kevin Magnussen DIN Haas-Ferrari 1m 22.894s (50)
5. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG 1m 22.926s (48)
6. Valtteri Bottas FIN Mercedes-Mercedes 1m 23.169s (79)
7. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 1m 23.709s (39)
8. Carlos Sainz ESP Toro Rosso-Renault 1m 24.494s (51)
9. Nico Hulkenberg ALE Renault-Renault 1m 24.764s (57)
10. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 1m 24.852s (29)
11. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari 1m 26.076s (72)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.