Topo

Fórmula 1

Alonso vê corpo 'calejado' e diz que treino pesado é coisa "de adolescente"

Fá de ciclismo, Alonso pedalou mais de 1500km desde o início do ano - Reprodução/Instagram
Fá de ciclismo, Alonso pedalou mais de 1500km desde o início do ano Imagem: Reprodução/Instagram

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

15/02/2017 04h00

Nas últimas semanas, principalmente por meio das mídias sociais, os pilotos da Fórmula 1 têm travado uma espécie de disputa informal: quem está treinando mais para a próxima temporada. Com a expectativa de que os carros ganhem até 40km/h nas curvas, resultando em muito mais esforço físico, todos têm dado atenção especial à preparação física. Porém, um dos mais veteranos do grid, Fernando Alonso garante que não está tão preocupado assim.

Para o piloto de 35 anos, prestes a iniciar sua 16ª temporada como titular na categoria, são os pilotos mais jovens que têm de temer mais as novas regras.

“Se você está chegando na Fórmula 1 e é um adolescente ou algo do tipo, talvez você precise de uma preparação especial, assim como eu também precisei quando cheguei”, lembrou Alonso ao UOL Esporte. “Eu tinha 19, 20 anos e nessa época seu corpo não está preparado para algumas das forças às quais você é submetido no carro.”

A opinião não deixa de ser um recado para os jovens pilotos cada vez mais jovens que têm estreado na categoria. Quando Alonso fez suas primeiras corridas pela Minardi aos 19, era considerado exageradamente novo. Hoje, o grid conta com Max Verstappen iniciando sua terceira temporada completa aos 19, além de Esteban Ocon com 20 e o estreante Lance Stroll, com 18. Nenhum deles, assim como pilotos mais rodados, como Sergio Perez, Nico Hulkenberg ou Valtteri Bottas, por exemplo, andaram com carros tão velozes em curvas em suas carreiras.

Não é o caso, por outro lado, do próprio Alonso, Felipe Massa, Kimi Raikkonen e, em menor medida, de Lewis Hamilton e Sebastian Vettel. Afinal, todos eles estavam na Fórmula 1 antes de uma série de mudanças de regulamento que diminuíram a velocidade dos carros em curvas, começando com o fim da era dos motores V10 em 2006 e passaram por grandes limitações aerodinâmicas em 2009 e pelo fim do reabastecimento de 2010.

Por conta de ter sentido ‘na pele’ os efeitos dos carros mais velozes e pela própria experiência de ter pilotado por todas estas fases, Alonso acredita que não precisa fazer grandes mudanças em sua preparação.

“Acho que meu corpo agora, aos 35 anos, já está pronto. Não dá para mudar mais nada, sou desse jeito mesmo.”

O espanhol revelou, contudo, que já pedalou mais de 1500km e correu mais de 80km em sua preparação. Os testes da pré-temporada da Fórmula 1 começam dia 27 de fevereiro, no Circuito de Montmeló, na Espanha e a primeira corrida do ano será dia 26 de março, na Austrália.

Fórmula 1