Topo

Fórmula 1

Nova classificação da Fórmula 1 de 2016 'parece uma confusão', diz piloto

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/02/2016 15h46

O novo sistema de classificação da Fórmula 1, com uma eliminação a cada 1min30 e disputa da pole apenas por dois pilotos nos instantes finais, causou estranheza até entre os pilotos da categoria. O russo Daniil Kvyat, da Red Bull, confessou que custou a entender o novo formato.

“Da primeira vez que eu li, me pareceu uma confusão, mas depois eu achei que não muda as coisas de maneira muito dramática, então acho que será interessante. Tomara que funcione bem.”

A nova classificação seguirá sendo dividida em três partes. Porém, a partir de agora, os pilotos mais lentos serão eliminados no decorrer de cada uma das sessões. No Q1, o processo de eliminação começa a partir do sétimo minuto. Dali em diante, sempre o piloto mais lento a cada 1min30 vai sendo eliminado.

No Q2, o mesmo processo começa a partir de 6 minutos de sessão e, no Q3, disputado por apenas oito pilotos, a eliminação se inicia após 5 minutos. Assim, no 1min30 final da sessão, apenas dois pilotos estarão na disputa pela pole position.

“Acho que será uma classificação mais acirrada porque você precisa dar boas voltas na hora certa e isso será ainda mais crucial agora. Sempre é algo que busca a melhora do espetáculo e colocar mais emoção, então tomara que cumpra seu papel.”

Ainda que se mostre com a cabeça aberta em relação ao novo formato de classificação, Kvyat revelou que um sistema do qual, curiosamente, ele nunca participou na F-1 era seu favorito.

“Minha [regra de] classificação favorita era em 2004, quando era uma volta só. Era algo verdadeiro: você sai, tira tudo do carro. Mas não era tão justo em termos de condições de pista às vezes. Sempre há pontos positivos e negativos, então veremos se este [sistema] será o melhor, mas o atual não era tão ruim. Vamos ver se melhora”, espera Kvyat.

Fórmula 1