Topo

Fórmula 1

Pastor Maldonado 'lidera' tabela na Fórmula 1. Mas não pode comemorar

Desde que chegou à Fórmula 1, em 2011, Maldonado ficou marcado pelos acidentes - Dan Istitene/Getty Images
Desde que chegou à Fórmula 1, em 2011, Maldonado ficou marcado pelos acidentes Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

30/03/2015 08h33

O venezuelano Pastor Maldonado não tem nenhum ponto na temporada 2015, depois de ser acertado por rivais nas primeiras voltas dos GP da Austrália e da Malásia. Pelo menos na tabela do campeonato. Mas o piloto da Lotus é o líder em outra classificação na Fórmula 1.

Maldonado possui oito pontos no ranking das punições recebidas nos últimos 12 meses. E isso pode causar uma suspensão: quando um piloto chega a 12 pontos dentro do período de um ano, ele é automaticamente banido da prova seguinte. A regra, que começou a valer ano passado, nunca puniu um piloto.

Na Malásia, Maldonado recebeu uma punição de 10 segundos parado no box e levou dois pontos por não se manter na velocidade mínima estabelecida atrás do Safety Car.

Também punidos em Sepang, Sergio Perez e Nico Hulkenberg receberam pontos pelas batidas com Romain Grosjean e Daniil Kvyat, respectivamente. Perez agora tem três pontos e seu companheiro, tem um.

Outros dois pilotos carregam pontos do ano passado: o companheiro de Felipe Nasr na Sauber, Marcus Ericsson, tem 5 pontos. E Valtteri Bottas, da Williams, soma dois.

Fórmula 1