PUBLICIDADE
Topo

Fórmula 1

Dos memes às polêmicas no rádio: 10 casos divertidos de Alonso na Fórmula 1

Famosa cena do abandono de Fernando Alonso em treino do GP do Brasil de 2015 - Reprodução
Famosa cena do abandono de Fernando Alonso em treino do GP do Brasil de 2015 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

15/08/2018 04h00

Fernando Alonso anunciou que vai deixar a Fórmula 1 no fim da temporada 2018, e os fãs de automobilismo têm muitos motivos para lamentar esta notícia. Mais do que um talentoso bicampeão mundial, a categoria vai perder o seu grande personagem, o cara que deixava o esporte mais divertido e imprevisível. Sem Alonso, o grid ficará menos interessante, e causos memoráveis como os listados a seguir serão ainda mais raros: 

  • Reprodução/Twitter

    1. Espreguiçadeira

    O clássico meme surgiu em 2015, primeiro ano de Alonso em uma McLaren que sofria para colocar o carro na pista. Depois de abandonar o treino classificatório para o GP do Brasil, ele deixou a frustração de lado, sentou em uma cadeira dos fiscais de pista e relaxou sob o sol, fazendo a pose que viralizou. "Não pude tomar nada de sol na semana passada, e sempre levo no bolso o celular e o protetor solar", brincou na ocasião.

  • Reprodução

    2. Pódio falso

    No mesmo dia do famoso banho de sol, Alonso "invadiu" o pódio do GP do Brasil ao lado do então companheiro, o inglês Jenson Button. Os dois posaram para fotos e foram ovacionados pelo público, acostumado a ver a dupla comemorando vitórias de verdade. Por um momento, o bicampeão pôde reviver uma sensação que faria muita falta em seus últimos anos na categoria.

  • Reprodução/Twitter

    3. Cinegrafista

    Um ano depois, Alonso voltou a quebrar o carro durante o treino livre em Interlagos. E voltou a procurar uma cadeira para se sentar na beira da pista. Achou a do operador de câmera, e ali ficou. O cinegrafista tentou ensiná-lo a mexer no equipamento, e foi assim que Fernando Alonso se tornou cameraman por um dia: "Ele falaram que iam transmitir quando passasse o Perez, que estava vindo. Mas o joystick é muito sensível. Eu achei o céu, o chão, menos o Perez. É bom ter senso de humor. Vou treinar para a próxima".

  • Reprodução/Twitter @F1

    4. Boas férias

    Alonso repetiu o meme depois do GP da Hungria de 2017, que marcou o início da folga de verão da categoria. De bom humor após terminar a corrida na sexta posição, ele sentou na espreguiçadeira segurando uma placa com os dizeres: "A Fórmula 1 deseja boas férias". Para completar o cenário, uma pintura no chão retratava o momento da sua famosa pose em Interlagos. "Quando vi a pintura pensei nisso, em desejar boas férias aos fãs. Conseguimos pontos muito valiosos".

  • Reprodução/Twitter

    5. Zagueirão

    Antes do GP da Itália de 2016, os pilotos da Fórmula 1 jogaram uma pelada promocional, e Alonso foi fotografado deslizando na grama para tentar desarmar o adversário. Surgiu um novo meme, o "Sliding Alonso", que mostrou o piloto escorregando em vários outros cenários e situações.

  • Mark Thompson/Getty Images

    6. "Motor de GP2"

    Alonso também se notabilizou pelas pérolas nas conversas de rádio com a equipe. Em uma delas, disparou contra o motor Honda que a McLaren usava em 2015. E em pleno GP do Japão, casa da montadora. "Isso é embaraçoso, muito embaraçoso". "Motor de GP2, motor de GP2. Argh!". "Parece que estou guiando no gelo". As críticas renderam uma bronca do ex-chefe Ron Dennis: "Isso não mostra o profissionalismo que eu gostaria que nossos pilotos tivessem".

  • Don Emmert/AFP

    7. "Adoro seu senso de humor"

    Mesmo quando as coisas davam certo na McLaren, Alonso não perdia o tom sarcástico. No GP da Rússia de 2015, ao ser informado pelo engenheiro que seu carro estava mais rápido que a Williams de Felipe Massa, ele respondeu com ironia: "Adoro seu senso de humor". Apesar da desconfiança com a equipe, Alonso terminaria aquela prova em um honroso sexto lugar - uma posição atrás de Massa.

  • Albert Gea/Reuters

    8. "Vírus no computador"

    Depois da volta para a McLaren, em 2015, Alonso passou a ficar longe do pódio, mas não das manchetes - graças aos seus diálogos impagáveis no rádio da equipe. No GP da Espanha daquele ano, ele informou que a unidade elétrica não estava carregando, mas o engenheiro respondeu que não havia nenhum problema. Alonso não confiou no diagnóstico e ironizou: "Talvez você tenha um vírus no seu computador".

  • Reprodução

    9. "Karma"

    No GP da Itália de 2017, Alonso disputava posição com o britânico Jolyon Palmer, que perdeu uma chicane. O espanhol esperava que ele devolvesse a posição, o que não aconteceu. Quando saiu a punição de cinco segundos para o piloto da Renault, Alonso não ficou satisfeito e desabafou no rádio: "Isto é uma piada". Mais adiante, perguntou em que posição estava Palmer. Quando os engenheiros informaram que ele havia abandonado a prova, Alonso respondeu com apenas uma palavra: "Karma".

  • Reprodução

    10. "Hulkenberg estava certo"

    No GP da Malásia de 2017, Alonso se envolveu em uma "briga de trânsito" com o dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas, que tentou jogar o espanhol para fora da pista. "Que idiota! O Hulkenberg tinha razão", disparou Alonso no rádio, referindo-se a uma disputa anterior entre os dois pilotos, quando o alemão chamou Magnussen de antidesportivo.

  • AP

    BÔNUS: "Fernando está mais rápido que você"

    O caso em si não foi engraçado - principalmente para Felipe Massa -, mas rendeu muitas piadas na época. Nem chegou a ter a participação direta do espanhol, já que a mensagem de rádio em questão foi dada pelo engenheiro da Ferrari ao piloto brasileiro: "Fernando está mais rápido do que você". Era a ordem da equipe para que Massa cedesse a liderança do GP da Alemanha de 2010 para Alonso. Outra polêmica do espanhol envolvendo pilotos brasileiros foi a batida proposital de Nelsinho Piquet para favorecê-lo no GP de Cingapura de 2009. Gostando ou não de Fernando Alonso, ele sempre foi garantia de boas histórias na Fórmula 1.

Fórmula 1