Topo

Coreia do Norte reabre comunicação com vizinha do Sul por Jogos Olímpicos

Comunicação Coreia do Sul Coreia do Norte - Yonhap/AP
Comunicação Coreia do Sul Coreia do Norte
Imagem: Yonhap/AP

03/01/2018 11h03

Mais uma vez, o esporte serviu para amenizar a tensão política entre dois países rivais. De acordo com informações publicadas pela agência estatal norte-coreana (KCNA), a Coreia do Norte vai reabrir um canal de comunicação com a vizinha do Sul para discutir a participação do país nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, marcado para fevereiro deste ano.

A agência de notícias divulgou que a Coreia do Norte abriu uma linha telefônica direta com Seul para conversar sobre a participação de atletas da república socialista nos Jogos do próximo mês. O chefe de comunicação da KCNA, Ri Son-gwon, manifestou que a atitude do vizinho do Sul agradou ao ditador Kim Jong-Um.

“Apoiando a decisão de nossa liderança, manteremos contatos estreitos com o Sul de uma maneira sincera e real. Discutiremos temas operacionais sobre o potencial envio da nossa delegação”, afirmou Ri Son-gwon.

O anúncio da reabertura da comunicação diplomática entre os dois países ocorre um dia depois de a Coreia do Sul propor uma reunião para o dia 9, a fim de abrir espaço para uma delegação norte-coreana na Olimpíada de Inverno.

Ainda não há a confirmação de que líderes norte-coreanos estarão no encontro proposto para a próxima semana. No entanto, a organização dos Jogos já se mostrou favorável à presença dos vizinhos do norte, com quem se encontram em guerra há mais de seis décadas.

“Estamos no processo de preparação para caso a Coreia do Norte envie atletas, delegação e equipe técnica. O Comitê Olímpico Internacional comunicou a gente várias vezes de que vai apoiar a participação norte-coreana”, afirmou Lee Hee-beom, chefe do comitê organizador, em entrevista à agência sul-coreana Yonha.