Topo

Ucraniana abandona Jogos de Inverno em protesto contra mortes em Kiev

Das agências internacionais, em Sochi (Rússia)

20/02/2014 13h22

A ucraniana Bogdana Matsotska, do esqui alpino, resolveu desistir dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi, na Rússia, por causa dos protestos que ocorrem em seu país e que já deixaram pelo menos 47 mortos na capital Kiev. Oleg Matsotskyy, pai e técnico da atleta, também deixou a delegação ucraniana.

Matsotska já havia participado de duas provas do esqui alpino nos Jogos de Sochi e competiria também no slalom, programado para amanhã. A atleta criticou o governo do presidente Viktor Yanukovitch pela violência praticada contra os ativistas.

“Decidi não competir no slalom, que é minha prova favorita, por causa dos eventos horríveis que estão acontecendo na capital da minha Ucrânia, na praça Maidan. Meus amigos estão em Maidan, pessoas que eu conheço, próximas a mim. Não posso, simplesmente, ir para a largada com pessoas morrendo e autoridades quebrando a principal regra olímpica, que é a paz”, disse a esquiadora à agência Reuters.

“Estou totalmente por fora de política e partidos políticos, mas sou contra essas ações horrorosas que Yanukovich e seu governo estão tomando contra os ucranianos. Não vou competir sob essas circunstâncias terríveis”, resumiu.

Além da esquiadora, outros atletas ucranianos podem ter deixado os Jogos, segundo o COI (Comitê Olímpico Internacional). “Acredito que alguns deles decidiram voltar para casa e Sergey Bubka [ex-atleta que hoje preside o Comitê Olímpico Ucraniano] disse que respeita completamente as decisões de cada um”, afirmou Mark Adams, porta-voz do COI.

“Acho que a visão dele [Bubka] é de que a equipe deveria permanecer, mas ele respeita a decisão dos atletas. Sei que o Comitê Ucraniano pensa que a melhor maneira de mostrar solidariedade, e demonstrar o pouco que o esporte pode fazer para ajudar em uma reconciliação, é permanecer aqui”, acrescentou.