Topo

Samir Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bastidores! Saiba quem deve concorrer à presidência do Corinthians em 2023

2023 é ano de eleição no Parque São Jorge - Reprodução/Wikipedia
2023 é ano de eleição no Parque São Jorge Imagem: Reprodução/Wikipedia

Colunista do UOL

23/02/2023 15h42

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As eleições para eleger o novo presidente do Corinthians ocorrem em novembro deste ano. Por conta disso, o clima começa a ficar quente no clube de Parque São Jorge. O Blog apurou que a disputa à presidência dificilmente fugirá de André Luiz de Oliveira, conhecido como André Negão, contra Augusto Melo.

André Negão, conselheiro vitalício e diretor administrativo do Corinthians, será o candidato da situação [o grupo Renovação e Transparência], apoiado pelo atual presidente Duílio Monteiro Alves, enquanto Augusto Melo é o único candidato da oposição confirmado no pleito até o momento. Ele, inclusive, lançará a sua candidatura oficialmente no próximo mês.

O Blog apurou que, independente de que vença o pleito [André Negão ou Augusto Melo], haverá uma reformulação geral dentro do clube. O diretor de futebol Roberto de Andrade e o gerente de futebol, Alessandro, por exemplo, não ficarão nos cargos ganhando situação ou oposição. Mas a ideia é que ocorra uma renovação na maioria dos cargos.

O tema mais quente dessa eleição seria a candidatura do atual presidente Duílio Monteiro Alves. A movimentação para isso já foi mais forte entre os conselheiros, mas ainda há quem entenda que a reeleição do atual presidente seria o melhor cenário para o clube.

Para que isso aconteça, o tema teria que passar por votação no Conselho Deliberativo e, inclusive, em Assembleia Geral, para que os associados decidam pela mudança de estatuto ou não, já que não é permitido reeleição no Corinthians estatutariamente.

A estratégia de tentar reeleger Duílio já teve mais força no ano passado, mas perdeu "braço" em 2023. Por conta disso, o atual presidente deve apoiar André Negão contra Augusto Melo, candidato que surpreendeu na última eleição ao terminar o pleito em segundo lugar. Ele perdeu para Duílio, mas teve mais votos que Mário Gobbi, ex-presidente do clube que concorreu como opositor.

Siga Samir Carvalho também no canal Café do Setorista no Youtube, no Instagram e no Twitter