Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Corinthians é o time com a maior chance de evoluir na temporada 2022

Yuri Alberto durante apresentação no Corinthians, na Neo Quimica Arena. São Paulo. 08/07/2022 - Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Yuri Alberto durante apresentação no Corinthians, na Neo Quimica Arena. São Paulo. 08/07/2022 Imagem: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Colunista do UOL

27/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Corinthians anunciou a contratação do volante argentino Fausto Vera, ex-Argentinos Juniors, de 22 anos, que defendeu a seleção argentina nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021. O jogador vem para ser titular e grande reforço para a sequência da temporada 2022. O Corinthians, aliás, foi um dos times brasileiros que melhor se reforçou até aqui nessa nossa janela de inverno de transferências.

Além de Vera, o Corinthians trouxe o bom zagueiro Balbuena, já bem identificado com a instituição, e Yuri Alberto, centroavante que o clube busca há muito tempo para um setor carente desde a queda de rendimento de Jô. Mas não é só isso. Vice-líder do Brasileirão e classificado para as quartas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, o Corinthians chegou praticamente até essa altura da temporada sem alguns de seus principais jogadores, lesionados.

O técnico Vítor Pereira, nessa maratona de jogos, não conseguiu dar à equipe um padrão ideal de jogo, mas botou o time na ponta da tabela do Brasileirão e com muito trabalho seguiu adiante na Liberta e Copa do Brasil, colocando em campo o que tinha na mão. Agora, a situação é outra. O Corinthians, além dos três ótimos reforços, terá a volta de Fagner, um dos melhores, senão o melhor lateral direito do Brasil, recuperou recentemente o meia Maycon e o atacante Wilian e poderá ter, em breve, a volta de Renato Augusto. De suas estrelas, apenas Paulinho não vai retornar ao time em 2022.

No papel, o time do Corinthians ficou fortíssimo e à altura dos três principais times do Brasil nos últimos anos (Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo). Cássio (que vive ótima fase), Gil e Fábio Santos, que voltaram a jogar bem, e uma boa geração da base, como Du Queiroz, Lucas Piton, Roni, Adson e Raul Gustavo, deixam o elenco do Corinthians bem forte para a sequência. É claro que não dá para cravar que esse time vai dar liga ou que vai ganhar título, mas certamente tem tudo para evoluir a partir do trabalho feito até aqui.

Além desses nomes, o Corinthians tem ainda o volante colombiano Cantillo em boa fase, o zagueiro uruguaio Bruno Méndez, que estava no Inter, como boa opção para a zaga, Róger Guedes, artilheiro do time em 2022, o meia Giuliano, e talvez a volta do volante Ramiro e do meia Mateus Vital, que retornaram de empréstimo.

Vítor Pereira, como treinador do Corinthians, ainda não perdeu uma partida em casa. Na Neo Química Arena, o time alvinegro não é derrota desde fevereiro. Já são 18 jogos de invencibilidade e sem esses nomes que chegaram e sem todos os principais jogadores juntos. No Brasileirão, o Corinthians vai para o segundo turno com 10 jogos para disputar em casa, com os rivais diretos (Palmeiras, Fluminense e Atlético-MG) fazendo nove. Isso faz uma grande diferença.

Contra os times do G8 do Brasileirão, o Corinthians disputou apenas uma partida como mandante (venceu o Flamengo). Nesse segundo turno, com o apoio de sua torcida, vai enfrentar os adversários mais complicados em casa. O Fluminense, por exemplo, disputou seis dos sete confrontos contra os times do G8 em casa.

Entre os principais times do país, Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras também trouxeram reforços. Mas alguns deles não chegam como titulares. No Galo, Jemerson, Paulinho, Pavon e Alan Kardec vão buscar espaço na equipe. O Flamengo perdeu peças como Willian Arão, Andreas Pereira, Gustavo Henrique, Isla e Bruno Henrique (lesionado). Agora, conseguiu jogadores para repor, como o experiente Arturo Vidal, o bom atacante Everton Cebolinha e está perto de fechar com o lateral direito Gustavo Varela.

Já o Palmeiras trouxe dois centroavantes (Merentiel e López) e só. O time, que já é muito bom, não deverá mudar tanto. Pelo contrário. Com Rony em campo, dificilmente um dos novos atacantes será titular. Assim, entre os principais times, quem tem mais a evoluir é o Corinthians, com seus novos contratados, seus craques de volta do departamento médico e com a chance de disputar os principais jogos em casa.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter