Topo

Pai de Oscar Pistorius diz que filho atirou na namorada "por instinto"

Oscar Pistorius deixa o tribunal em Pretória em viatura da polícia após audiência - AFP PHOTO / STEPHANE DE SAKUTIN
Oscar Pistorius deixa o tribunal em Pretória em viatura da polícia após audiência Imagem: AFP PHOTO / STEPHANE DE SAKUTIN

Do UOL, em São Paulo

17/02/2013 09h20

O velocista paraolímpico Oscar Pistorius, 26, acusado de ter assassinado a namorada a tiros na última quinta-feira, teria disparado sua arma contra a modelo Reeva Steenkamp "por instinto". Essa é a opinião do pai do atleta, Henri, 59, que afirmou ao jornal inglês The Telegraph que toda a família Pistorius "tem certeza" de que Oscar atirou na namorada por pensar que se tratava de um invasor em sua casa.

"Quando você é um atleta, você age mais por instinto", disse. "É o instinto, coisas acontecem e é assim que você age", completou Henri Pistorius. Segundo ele, toda a família está ao lado de Oscar e fará "o que for preciso" para ajudá-lo no caso.

As declarações do pai de Pistorius seguem o dito pelo tio do corredor, que afirmou no último sábado que todos da família "tentam ser fortes" para apoiar o astro paraolímpico. "Toda a família está destruída, estamos em estado de choque. Mas tentamos ser fortes e apoiar Oscar, igual ao que qualquer família faria", 

O sul-africano foi acusado de assassinar premeditadamente a namorada, Reeva Steenkamp, na última quinta-feira. Em depoimento ao tribunal da cidade de Pretória, onde mora, ele foi fotografado chorando. Reeva Steenkamp, que era modelo, estava no banheiro da casa de Pistorius. Ela tinha 29 anos.

De acordo com a polícia local, que não aceita fiança, não existe a possibilidade de Pistorius ter confundido a namorada como um ladrão.

ENTENDA O CASO PISTORIUS


  • - Oscar Pistorius, 26 anos, considerado o maior atleta paraolímpico de todos os tempos, e o único a conseguir disputar as Olimpíadas (chegou às semifinais dos 400 m em Londres 2012), foi acusado formalmente pela polícia na última quinta-feira de ter assassinado a tiros a namorada, a modelo Reeva Steenkamp, 29, em sua casa na cidade de Pretória, na África do Sul.

    - O corpo de Steenkamp foi encontrado por volta de 5h de quinta-feira por paramédicos que, antes mesmo da polícia chegar ao local, declararam que Reeva estava morta. Ela foi atingida com um tiro na cabeça e outro no braço. Os jornais sul-africanos diziam, logo pela manhã, que o atleta era o autor do crime, por - supostamente ter confundido Reeva com um bandido. A polícia negou o fato em um primeiro momento.

    - A imprensa local diz que Pistorius dorme com uma pistola e com uma metralhadora ao lado da cama. Outra teoria seria de que Reeva preparava uma surpresa de dia dos namorados (14 de fevereiro é o "Valentine's Day" em muitos lugares pelo mundo) e teria entrado na casa sem avisar. Pistorius foi levado pela polícia para prestar depoimento, e acabou ficando detido até esta sexta-feira, dia em que se apresentou à Justiça.