Topo

Sul-africano biamputado sonha com final olímpica nos 400m rasos de Londres

Pistorius tem 4 ouros nas Paraolímpiadas e quer competir nos Jogos abertos - Dave Poultney/AP
Pistorius tem 4 ouros nas Paraolímpiadas e quer competir nos Jogos abertos Imagem: Dave Poultney/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/07/2011 10h00

O sul-africano Oscar Pistorius chamou a atenção do atletismo mundial nesta semana ao vencer os 400m rasos na Itália e atingir índice para o Mundial e para as Olimpíadas de 2012. Agora, o atleta que tem as duas pernas amputadas sonha com uma participação de destaque nos Jogos de Londres. Uma final já o contentaria.

LONDRES ESPERA BLADE RUNNER NO ANO QUE VEM

O presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas de Londres, Sebastian Coe, classificou como fascinante o desempenho de Oscar Pistorius e se mostrou ansioso em ver o sul-africano competindo em 2012.

“Agora ele é elegível para competir nos Jogos Olímpicos no próximo verão [europeu] e tenho certeza que ele conseguirá. Em poucas semanas ele estará na Coreia do Sul [no Mundial] e será fascinante”, disse ele à AFP.

“Estou em 14º no ranking mundial com meu tempo atual. Então se eu fizer uma final já ficarei extremamente feliz”, disse ele, contendo a empolgação quando perguntado da chance de faturar uma medalha. “Uma coisa é fazer o tempo que consegui, mas repetir isso de forma constante é outro desafio.”

Pistorius correu os 400m rasos em 45s07. O índice A para Mundial e Olimpíadas é 45s25. No entanto, ele precisa atingir o índice duas vezes para integrar a delegação da África do Sul em Londres-2012. No Mundial da Coreia do Sul, de 27 de agosto a 4 de setembro, ele já está garantido.

O atleta tem os próximos meses para tentar carimbar seu passaporte para Londres, mas pretende conquistar logo a vaga. “Gostaria de alcançar o índice mais algumas vezes antes mesmo do Mundial.”

Pistorius tem 24 anos e nasceu sem as fíbulas (osso que liga o joelho ao calcanhar). Ele amputou as pernas abaixo dos joelhos antes mesmo de completar um ano de vida. Em 2008, conseguiu na Corte Arbitral do Esporte (CAS) o direito de disputar índice para as Olimpíadas de Pequim, mas não teve sucesso.

O sul-africano tem quatro medalhas de ouro nos Jogos Paraolímpicos (três em Pequim e uma em Atenas-2004). Seu apelido é Blade Runner (corredor lâmina) devido às lâminas de fibra de carbono que usa para correr.