Topo

Corredor amputado obtém índice B e amplia lobby para disputar Jogos-2012

Oscar Pistorius (d) obteve seu recorde pessoal nos 400m rasos e reforça sonho de ir a Londres-2012 - Andy Wong/AP
Oscar Pistorius (d) obteve seu recorde pessoal nos 400m rasos e reforça sonho de ir a Londres-2012 Imagem: Andy Wong/AP

Das agências internacionais

Em Johannesburgo (África do Sul)

24/03/2011 11h47

Oscar Pistorius se mostrou confiante quanto às chances de participar dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. O corredor estabeleceu sua melhor marca pessoal nos 400m rasos com o tempo de 45s61. O atleta teve as duas pernas amputadas e corre com duas próteses.

O tempo estabelecido pelo sul-africano é uma marca B tanto para os Jogos-2012 como para o Mundial de Atletismo deste ano. No entanto, a marca ainda não lhe dá uma vaga nestas competições, já que algum compatriota pode melhorá-la.

Pistorius obteve seu recorde pessoal no Campeonato da Província de Gauteng, em Pretória (África do Sul), na quarta-feira. Nesta quinta, ele se disse “satisfeito” e afirmou que a marca o deixa “um passo mais perto” dos Jogos-2012.

O atleta falou que seu principal objetivo neste ano é se classificar para a disputa do Mundial de Atletismo em Daegu, (Coreia do Sul). Sé depois ele se dedicaria à obtenção de uma vaga nos Jogos-2012.

“Preciso abaixar minha cabeça e lutar por isso”, completou Pistorius.

O sul-africano já havia tentado participar dos Jogos Olímpicos-2008 em Pequim, mas não obteve índice. Pistorius tinha sua participação vetada em provas que não fossem paraolímpicas. No entanto, uma decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) derrubou o veto. A polêmica estava nas próteses usadas pelo atleta, que supostamente lhe dariam vantagem sobre outros competidores.