Topo

2º Prêmio Ecoa abre dia 25/10 focado em sustentabilidade e mudança social

2o Prêmio Ecoa 2022 Imagem: Arte/UOL

De Ecoa, em São Paulo (SP)

21/10/2022 06h00

Dia 25 de outubro será dada a largada para o 2º Prêmio Ecoa, premiação que dá visibilidade às iniciativas, empresas e pessoas que têm transformado positivamente a sociedade brasileira.

Apoiado no conteúdo propositivo da plataforma do UOL por um mundo melhor, o Prêmio Ecoa homenageia as transformadoras e transformadores sociais que estão criando soluções para superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico e ambiental, promovendo a equidade de raça, classe e gênero na sociedade.

No ano passado foram homenageadas iniciativas como a Associação da Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú e pessoas como a atriz Christiane Torloni.

Quais são as categorias?

Carmen Silva e Tiago Abravanel prêmio Ecoa UOL Imagem: Júlio César Almeida/UOL

O Prêmio Ecoa é dividido em sete categorias: Causadores, Jovens Causadores, Iniciativas que Inspiram, Empresas que Mudam, Negócios que Impactam, Fizeram História e Vozes que Ecoam.

Em Causadores são indicadas pessoas que possuem trajetórias inspiradoras e ações que impactam positivamente a vida de outras. Jovens Causadores segue a mesma linha, mas, como o nome já diz, foca em jovens que desenvolvem articulações ou iniciativas relevantes para a sociedade.

As Iniciativas que Inspiram reúnem coletivos, movimentos sociais, redes e organizações da sociedade civil (OSCs) que desenvolvem projetos criativos e inovadores para melhorar o bem-estar coletivo.

Em Empresas que Mudam foram selecionadas políticas e ações estruturais de empresas que promovem soluções dos problemas sociais e ambientais, a fim de impactar positivamente a sociedade. Negócios que Impactam homenageia empreendimentos autossustentáveis cujo propósito é solucionar problemas socioambientais.

Homenagem póstuma, Fizeram História olha para quem lutou antes de nós e foi fundamental para promover avanços sociais no Brasil. Já a categoria Vozes que Ecoam quer fortalecer o papel de personalidades que usam suas plataformas para promover debates relevantes para a transformação positiva da sociedade.

O público pode votar?

Irmã Dulce foi a campeã de votos do público na categoria Fizeram História, em 2021. Imagem: Divulgação

Sim! As categorias Fizeram História e Vozes Que Ecoam serão escolhidas por voto popular, a partir de 25 de outubro, aqui em Ecoa. As votações ficam abertas até 27 de novembro.

Quem pode ser indicado?

As indicações acontecem a partir das histórias mapeadas todos os dias pela redação de Ecoa e publicadas na plataforma. Para a segunda edição do prêmio (nas categorias Causadores, Jovens Causadores, Iniciativas que Inspiram, Negócios que Impactam e Empresas que Mudam) serão convidadas pessoas e organizações que tiveram suas histórias contadas em reportagens publicadas entre junho de 2021 e agosto de 2022.

Nas próximas edições, será levado em conta o conteúdo do ano anterior.

O Prêmio Ecoa parte de uma curadoria de matérias veiculadas em UOL Ecoa, e somente os pré-selecionados podem se inscrever por meio de um formulário online, enviado por convite.

Como acontece a escolha dos finalistas?

Após as inscrições, todos os candidatos passam por uma análise técnica detalhada, feita pela ponteAponte, parceria na construção do Prêmio Ecoa e consultoria voltada para a qualificação de investimentos sociais. Dali, sairão três finalistas de cada categoria, que serão divulgados ao longo desta semana.

A escolha também levará em consideração outros pontos importantes, como a capacidade inspiracional — por exemplo, como a pessoa, empresa ou iniciativa tem promovido mudanças positivas de forma inovadora; como inspira pessoas e até mesmo como impulsiona a criação de novas políticas públicas.

Também serão observados os compromisso com uma agenda sustentável, a relevância e impacto dessa atuação nas demandas da comunidade ao redor e, por fim, quais dessas ações tratam de temas necessários, mas que ganham pouco espaço na mídia e em outras premiações.

Como funciona a premiação?

Os três finalistas passarão por uma última avaliação de um júri multissetorial e referência em suas áreas. Mais do que eleger vencedores, o Prêmio Ecoa quer ajudar a potencializar o trabalho de quem tem atuado cotidianamente por um mundo melhor para todas as pessoas.

Os homenageados terão espaço para publicar artigos divulgando seus projetos e ideias em colunas de opinião, remuneradas, dentro de Ecoa, divulgadas no UOL. Ganharão, ainda, treinamento de redação de artigos e relacionamento com imprensa, elaborados por profissionais vinculados ao UOL e uma assinatura do veículo.

Cada detalhe do evento leva em conta os valores de Ecoa e preza por profissionais e prestadores de serviço que se preocupam com o tripé da sustentabilidade, com atenção a aspectos como responsabilidade ambiental, social e financeira. As histórias por trás do prêmio serão contadas por aqui até o grande dia.

Como foi o 1º Prêmio Ecoa

Padre Júlio Lancellotti e Tiago Abravanel prêmio Ecoa UOL Imagem: Júlio César Almeida/UOL

O 1º Prêmio Ecoa teve luta, surpresas, lágrimas e festa. Ele aconteceu nos estúdios do UOL, na Avenida Faria Lima, na cidade de São Paulo, em 2 de novembro de 2021.

A apresentação ficou por conta do artista Tiago Abravanel, e entre os homenageados estavam a atriz Christiane Torloni (Vozes que Ecoam), Carmen Silva (Causadores), Associação da Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú (Iniciativas que Inspiram), Marulho (Empresas que Mudam) e Irmã Dulce (Fizeram História)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

2º Prêmio Ecoa abre dia 25/10 focado em sustentabilidade e mudança social - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

A premiação nasceu para reconhecer e impulsionar as histórias e soluções de quem está na linha de frente da transformação social no Brasil. O Prêmio ECOA quer agregar valor tanto às iniciativas, pessoas e empresas indicadas quanto para a sociedade brasileira, amplificando as vozes que são silenciadas e construindo pontes entre agentes de transformação, audiência e a sociedade, de forma propositiva e inspiradora.


Prêmio Ecoa