Topo

Ação distribui marmitas desenhadas por crianças para vulneráveis em SP

Filhos de voluntários começaram a fazer desenhos nas quentinhas para participarem da ação - Divulgação
Filhos de voluntários começaram a fazer desenhos nas quentinhas para participarem da ação Imagem: Divulgação

Rayane Moura

Colaboração para o Ecoa, em São Paulo

16/08/2021 06h00

A pandemia de covid-19 e a consequente crise econômica derivada da crise sanitária fez crescer no Brasil o número de famílias em situação de insegurança alimentar. Diversos projetos sociais cresceram e voltaram suas operações com foco total no combate à fome neste momento. Este é o caso de "O Amor Agradece", que faz doações de alimentos a pessoas em situação de rua em São Paulo.

Criado em 2018 por Rute Corrêa junto com um grupo de amigos, o projeto no início unia os voluntários que cozinhavam apenas uma vez por semana cerca de 120 quentinhas, que eram distribuídas na região oeste da capital. Em março de 2020, com a chegada do coronavírus, "O Amor Agradece" mudou totalmente o seu formato e tomou uma proporção maior do que se imaginava.

"Começamos a cozinhar cada um na sua casa a quantidade que comporta. Fomos arrumando mais voluntários para as entregas e assim nossas ações foram tomando outra dimensão, aproveitando também que muita gente ficou com tempo livre e podia ajudar, além de outras pessoas que nunca tinha feito nenhum trabalho voluntário por falta de oportunidade", explica Luciana Nunes, 47 anos, diretora de arte audiovisual e voluntária desde o início em parceria com a fundadora Rute Corrêa.

Logo o projeto começou a crescer e tomou uma proporção maior que o esperado pelas fundadoras. "Tudo se tornou gigante, fomos formando núcleos de cozinheiros onde cada um leva sua produção para um local mais próximo de sua casa, e de lá saem os carros para distribuição. Tal alcance acabou chegando a 3 mil quentinhas por semana saindo todos os dias de alguma região de São Paulo e Guarulhos", explica Luciana.

Atualmente, o projeto ainda não tem uma cozinha ou sede própria e cada voluntário faz as quentinhas em sua casa, e leva até um local improvisado pelas fundadoras para a logística de distribuição. "Todas as quartas-feiras eu e a Rute cozinhamos juntas na cozinha dela, que é de um bar/restaurante e fica localizado na Avenida Dr Arnaldo. Neste local também é que conseguimos receber doações de alimentos e dividimos entre todos os voluntários, mas não é uma sede própria, ainda", conta Luciana.

O amor agradece - Divulgação - Divulgação
Objetivo inicial da ação era alimentar quem mora nas ruas, mas agora também distribui quentinhas em comunidades
Imagem: Divulgação

"O Amor Agradece" tinha como objetivo inicial atender apenas pessoas em situação de rua, mas agora também distribui quentinhas em algumas comunidades como a Brasilândia e Cidade Tiradentes, além de algumas ocupações do centro de São Paulo.

"Com o tempo fomos também tendo contatos com líderes comunitários e de ocupações para que pudéssemos ajudar comunidades que não estão em situação de rua, mas de extrema vulnerabilidade e esses nos auxiliam para onde direcionar nossas doações", explica a fundadora.

Todas as doações que o projeto recebe chegam por meio de contato pelas redes sociais, além de pessoas que conhecem a ação social e vão indicando para amigos e conhecidos. "O Amor Agradece" já distribuiu, desde abril do ano passado, cerca de 97.500 quentinhas.

"Uma de nossas marcas registradas são os desenhos que as crianças, filhos de alguns cozinheiros, começaram a fazer para participar e acabou sendo uma constância. O pessoal que recebe quando vê que são desenhadas já sabe que a comida vai ser boa e no capricho", conta Luciana.

Atualmente a ação está em processo de se tornar uma ONG para poder integrar projetos maiores e receber doações e iniciativas do setor privado. Várias empresas procuram "O Amor Agradece" para realizar doações, mas esbarram na falta do CNPJ.

Luciana explica que a abertura da ONG está em andamento junto com a construção de cozinha comunitária dentro da Cidade Tiradentes. "Nossas iniciativas serão maiores após finalização dessa obra, pois estamos equipando, fazendo horta, instruindo cozinheiras e direcionando. Estamos também dando autonomia para essas comunidades se organizarem. Futuramente a ideia é ensiná-los a cozinhar grandes quantidades", explica.

Se você quiser e puder colaborar com "O Amor Agradece", entre em contato pelo perfil da ação no Instagram.
Para fazer uma doação, o grupo mantém uma conta bancária de pessoa física em nome da fundadora Rute Corrêa. Chave Pix: 117.692.838-46.
O projeto também mantém uma planilha atualizada com prestação de contas à disposição para quem quiser acompanhar.