Topo

Jovem costura gravatas para ajudar cachorros a serem adotados

Divulgação
Imagem: Divulgação

Carolina Vellei

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

23/04/2021 06h00

Em 2017, dois furacões atingiram partes distintas dos Estados Unidos quase ao mesmo tempo: o Furacão Irma, na Flórida, e o Harvey, que atingiu o Texas. Nessa época, Darius Brown, um jovem de Nova Jersey então com 10 anos, ficou profundamente comovido com a situação que via pela TV e queria ajudar de alguma forma. Sua família não tinha condições de fazer doações financeiras, mas ele logo encontrou um jeito.

Ao descobrir que centenas de cães e gatos haviam ficado desabrigados com o desastre e que boa parte deles seria transferida para uma organização não-governamental relativamente próxima de sua casa, quis visitá-los. Ali, ficou sabendo que aqueles que não encontram um lar são sacrificados em alguns abrigos devido à superlotação.

Preocupado, Darius começou a costurar gravatas-borboleta para facilitar a adoção dos animais. A ideia era que eles pudessem ficar "elegantes" com a peça e, assim, chamar a atenção das pessoas que os visitassem.

"Um cachorro bem vestido faz as pessoas sorrirem", explicou ele ao jornal The Washington Post. O acessório faz uma diferença enorme, na visão do jovem: "Mesmo algo pequeno como uma gravata pode ajudar na adoção de um animal porque traz à tona a sua personalidade".

Charme que funciona

Hoje, com 14 anos, Darius já distribuiu mais de 600 gravatas para abrigos de todo o país e recebeu elogios até do ex-presidente Barack Obama pelos seus esforços em prol dos animais.

Segundo sua mãe, Joy Brown, ele sempre amou cães. Impossibilitado de ter um agora, já que seu condomínio não permite, esforça-se para ajudar o máximo de animais que conseguir.

Os trabalhadores dos abrigos que já receberam os acessórios de presente dizem que as gravatas-borboleta ajudam principalmente os animais mais velhos a serem notados e conseguirem um lar mais rapidamente.

"Eles são adotados imediatamente porque as pessoas os acham instantaneamente encantadores," revelou Lorri Caffrey, diretor executivo de um dos abrigos.

Como tudo começou

Quando Darius tinha 8 anos, viu sua irmã mais velha usando a máquina de costura e perguntou se poderia ajudá-la. Na época, Dazhai, uma estudante de cosmetologia, fazia laços de cabelo para seus clientes e aprovou a ideia. Juntos, eles costuraram uma gravata-borboleta com estampa de Tartarugas-Ninja para ele.

O acessório fez sucesso na escola e logo Darius recebeu vários pedidos de colegas. Ele ficou tão feliz com o resultado que continuou a ajudar a irmã e aprendeu como fazer as gravatas sozinho.

Sua mãe, que trabalha como enfermeira domiciliar, inicialmente se preocupou e temeu que ele pudesse se machucar ao usar a máquina de costura. A preocupação tinha a ver com a saúde do filho: aos 2 anos de vida, ele foi diagnosticado com distúrbios de fala e de habilidades motoras finas.

No entanto, ela ficou muito feliz quando viu a evolução do menino. "Ele estava tão determinado — sentou e observou Dazhai por meses. Começou cortando tecido e logo estava mexendo na máquina de costura sozinho", conta, orgulhosa.

Darius contou que faz cerca de 10 gravatas por semana, cada uma levando 15 minutos para ser concluída. "Eu trabalho com todos os tipos de material, mas tem que ser lavável, já que os cães gostam de rolar muito," explica. "Eu gosto muito de cores brilhantes e tecidos ousados porque eles se destacam e chamam a atenção".

Repercussão e impacto

Com o apoio de sua mãe, Darius lançou sua própria empresa, a Beaux and Paws, para vender as gravatas-borboleta. Também iniciou uma campanha de arrecadação de fundos para abastecer seus estoques de materiais de costura.

Além de vender suas criações ao público em sua página, o jovem doa uma parte dos lucros para a ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), uma organização não-governamental que combate crimes contra animais.

O que começou como hobby deu tão certo que até o ex-Presidente Barack Obama ficou sabendo e ainda enviou uma carta para o garoto. No texto, Obama o agradeceu por seu serviço comunitário. "Fiquei maravilhado quando recebi a carta", lembra Darius. "Foi incrível e realmente me inspirou a continuar".

O projeto começou a dar resultados e o menino decidiu dar um passo ambicioso: entregar suas gravatas para abrigos de animais em todos os estados do país. Até agora, já as levou a oito estados, incluindo Virgínia, Pensilvânia e Illinois.

Para o futuro, ele sonha em abrir um lar adotivo para cães e expandir sua linha de acessórios caninos com novas peças, como suéteres e coletes para os animais.