Topo

Primeiro livro do Sarau das Pretas ecoa voz de mulheres negras e LGBTQIA+

As integrantes do Sarau das Pretas Taissol Ziggy, Débora Garcia, Elizandra Souza, Jô Freitas e Thata Alves Imagem: Divulgação

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

25/07/2020 15h35

As palavras declamadas, tambores e corpos em movimento do Sarau das Pretas vão ecoar, agora, nas páginas de sua primeira antologia. "Narrativas Pretas", com textos de 20 novas autoras selecionadas a partir de um concurso realizado no fim do ano passado, será lançado em evento online neste sábado (25), Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e da Diáspora.

"É uma tentativa de abrir as portas para que outras mulheres negras possam expressar suas vivências e trajetórias por meio da poesia de tema livre, tal qual ocorre no Sarau das Pretas", dizem Débora Garcia, Elizandra Souza, Jô Freitas, Taissol Ziggy e Thata Alves, integrantes do coletivo formado na periferia de São Paulo em 2016.

Com a pandemia, conta Jô, as lives têm sido uma maneira de manter a conexão com o público. "O Sarau das Pretas está se adaptando aos cancelamentos de apresentações e tentando lidar de maneira sadia com o caos. Muitas de nós não temos trabalho fixo e estamos contando com ajuda de auxílio emergencial e outras possibilidades para nos mantermos", diz.

Os textos da obra são todos inéditos e de mulheres residentes em comunidades de São Paulo que se auto declaram negras e/ou LGBTQIA+. O principal intuito, contam, é ressaltar o protagonismo da mulher negra como um ato cultural e político. "A procura foi muito grande e tivemos até pedidos para abrirmos em outras cidades, mas não temos braço para isso", diz Jô.

O concurso foi contemplado pelo VAI - Programa de Valorização de Iniciativas Culturais da Secretaria de Cultura Municipal de São Paulo e o livro está à venda no site do Sarau das Pretas. A live no Facebook do grupo terá participação das artistas Bia Ferreira e Doralyce.

Lançamento do livro "Narrativas Pretas"
Quando: sábado (25), das 18h às 20h
Onde: Facebook Sarau das Pretas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Primeiro livro do Sarau das Pretas ecoa voz de mulheres negras e LGBTQIA+ - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Boas notícias