Topo

BMW revela novo modelo elétrico que passa dos 300 km/h. E não é um carro

Siga o UOL Carros no

Do UOL

Em São Paulo (SP)

09/11/2020 10h36

A divisão de elétricos da BMW e a empresa Designworks se uniram para criar um novo wingsuit - vestimenta utilizada para planar no ar. Ele foi projetado para atingir velocidades mais altas e planar por mais tempo com dois motores elétricos de 10 cv de potência envolvidos em fibra de carbono.

Estes impulsionadores chegam a 25 mil rpm e funcionam por cerca de cinco minutos. Uma bateria alimenta todo o sistema, que fica na altura do peito do usuário.

O saltador e paraquedista austríaco Peter Salzmann foi o responsável por desenvolver a roupa, que antes de ser testada na prática passou por vários testes em túnel de vento. De acordo com Salzmann, pilotos experimentarão "aceleração imediata, permitindo a eles voar a velocidades de mais de 300 km/h."

Durante um teste gravado em vídeo, Salzmann e duas outras pessoas em wingsuits tradicionais voaram a uma altura de 3 mil metros após saltarem de um helicóptero. A BMW diz que o wingsuit elétrico permitiu a Salzmann ganhar velocidade mais rápido do que seus colegas e planar para cima, como é possível ver no vídeo.

O wingsuit é revelado como parte da preparação para o evento #NEXTGen da BMW, onde a montadora mostrará o SUV elétrico iNext. Esta apresentação ocorre em 11 de novembro.