Topo

Executivo sênior troca Renault-Nissan por rival PSA após tensão interna

Renault Triber - Divulgação
Renault Triber Imagem: Divulgação

05/09/2019 14h00

Um executivo sênior da aliança Renault-Nissan deixou a turbulenta parceria para se juntar ao Grupo PSA da Peugeot, culpando o diretor-executivo da Renault, Thierry Bollore, por forçar sua saída. Arnaud Deboeuf se tornará o diretor de estratégia industrial da PSA sob o comando do executivo Carlos Tavares - que, por sua vez, também já foi executivo da Renault.

A saída de Deboeuf ressalta as profundas tensões que ameaçam a aliança Renault-Nissan após a prisão do ex-presidente Carlos Ghosn em novembro de 2018. No momento, ele aguarda seu julgamento no Japão por acusações de má conduta financeira, algo que ele nega.

Essas tensões aumentaram após as tentativas fracassadas de Bollore e do novo presidente da Renault, Jean-Dominique Senard, de garantir uma fusão completa entre a Renault e a Fiat Chrysler (FCA), que não contou com o aval do governo francês.

Deboeuf era bem visto na Nissan e até mesmo teve oferecido um cargo executivo sênior na montadora japonesa. Mas suas relações com Bollore azedaram após a queda de Ghosn, segundo disseram três fontes à Reuters. Bollore, ex-protegido de Ghosn e que sucedeu seu chefe ausente como CEO em janeiro, bloqueou sua ida para um cargo mais importante na Nissan.

"Thierry Bollore me disse que ninguém queria trabalhar comigo... e que eu também não podia trabalhar na Nissan", disse Deboeuf em um e-mail de despedida a colegas visto pela Reuters.

A Renault se recusou a comentar a saída de Deboeuf, que também não respondeu aos pedidos de comentário.

Desde o colapso das negociações com a FCA em junho, a Nissan pressionou a Renault para cortar sua participação de 43,4% na montadora japonesa, como o preço de seu apoio à FCA.

A Renault está se recusando a considerar reduzir sua participação abaixo de uma minoria de bloqueio de 33% e nenhum acordo é iminente, segundo duas pessoas que acompanharam de perto as negociações entre Renault e Nissan sobre o futuro de sua aliança.

Uma opção que está sendo discutida é um corte imediato menor de participação, e um mecanismo acordado para proporcionar uma redução mais profunda de participação no futuro se os principais objetivos forem alcançados, disse uma das fontes à Reuters.

As ações da Nissan, afetadas por uma queda nas vendas desde a saída de Ghosn, estão sendo negociadas 35% abaixo de seu valor antes da prisão em 19 de novembro. As ações subiram 1,3% na terça-feira, com a Renault avançando 1% após relatos de que as negociações da aliança estavam progredindo.

A saída de Deboeuf está ao lado de uma constante fuga de cérebros da Renault para a PSA desde 2013, quando Tavares foi contratado para resgatar a montadora da quase falência.

Outros dissidentes da Renault incluem Yann Vincent, vice-presidente executivo de fabricação da PSA, e Alain Raposo, chefe de engenharia de trem de força. Thierry Koskas ingressou na PSA como chefe de vendas em março, dois meses depois que Bollore o demitiu da mesma função na Renault.

Tavares, que precedeu Bollore como o número 2 de Ghosn na Renault, foi tirado depois de expressar publicamente as ambições de ser CEO. Sob o comando de Tavares, a PSA estabeleceu novos recordes de lucratividade ao avançar rapidamente na integração da Opel, adquirida da General Motors em 2017.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.