Topo

Toyota anuncia recall de 1,13 milhão de Corolla e Matrix nos EUA

DAVID BAILEY

Detroit/EUA

27/08/2010 11h18

A Toyota Motor anunciou nesta quinta-feira que fará o recall de cerca de 1,13 milhão de automóveis modelo Corolla e Matrix nos Estados Unidos devido a unidades de controle eletrônico defeituosas que poderiam levar os carros a "morrerem".

A Toyota afirmou que ouviu relatos, não-confirmados, de três acidentes e de uma pessoa que ficou ferida devido aos problemas com os veículos de 2005 a 2008. A montadora disse que irá substituir as peças.

No último ano, a Toyota fez o recall de 11 milhões de veículos, o que prejudicou a imagem da montadora japonesa, que tinha uma boa reputação em segurança, e colocou pressão de reguladores norte-americanos sobre a fabricante de carros.

A Administração Nacional de Segurança de Tráfego em Estradas nos EUA recentemente intensificou as investigações de ocorrências em modelos de automóveis da Toyota fabricados entre 2005 e 2007, ampliando investigação preliminar aberta em novembro de 2009.

"O motor pode morrer repentinamente a qualquer velocidade, não sendo possível religar o carro", disse a agência do governo em relatório publicado em seu site.

A Toyota Canada também está fazendo o recall de veículos e afirmou nesta quinta-feira que não houve ocorrências de incidentes no país.

A montadora afirmou que falhas podem aparecer em algumas das conexões de um componente elétrico que evita que o motor receba uma voltagem muita alta de eletricidade, o que em algumas situações pode dificultar a troca de marcha, levar o carro a não ligar ou fazer o motor morrer.

A Toyota disse ainda que consumidores receberão notificações sobre o recall a partir de meados de setembro e serão novamente notificados quando peças substitutas estiverem disponíveis.