Topo

Veja como ficaram carros 0 km retirados da última fatia de navio tombado

Navio Golden Ray tem carros retirados de última fatia 2 anos após tombamento da embarcação na costa dos EUA - Divulgação
Navio Golden Ray tem carros retirados de última fatia 2 anos após tombamento da embarcação na costa dos EUA Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

16/09/2021 13h05Atualizada em 19/09/2021 13h02

Tombado há mais de dois anos na costa da Geórgia (EUA), com cerca de 4.200 carros zero-quilômetro a bordo, o navio O navio MV Golden Ray está prestes a ser completamente removido do local de naufrágio.

A forma encontrada para tirar a embarcação com cerca de 200 m de comprimento das águas foi cortá-la em oito fatias. Os sete recortes, feitos por meio de um equipamento gigante que utiliza correntes, já foram concluídos.

A seção 5 é a última que falta ser removida. As equipes de resgate tiraram 226 veículos dessa fatia, em preparação ao seu içamento, para posterior transporte para um centro de reciclagem. Os automóveis, que viraram sucata, também terão esse fim.

Já os outros os detritos submersos que permaneceram dentro da Barreira de Proteção Ambiental feita em volta do naufrágio serão removidos em seguida.

navio - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Propriedade da Hyundai Glovis - braço logístico da montadora sul-coreana - o MV Golden Ray tinha em seu interior modelos da General Motors e da Kia quando o acidente ocorreu. Sua causa foi o posicionamento errado da carga, que subiu o centro de gravidade da embarcação e a fez tombar enquanto o navio manobrava para sair do porto.

Os trabalhos para a remoção do navio foram muito afetados por fatores externos, como tempestades tropicais na região, a pandemia e até mesmo um surto de covid-19 entre seus trabalhadores.

No último dia 8 de setembro, o naufrágio completou dois anos.

Siga o UOL Carros no

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.