Dia do Ortopedista, aviso ao motociclista: "prevenir é melhor que remediar"
Este sábado, 19 de setembro, comemora-se o Dia do Ortopedista, médico responsável pela recuperação da maioria dos feridos em acidentes. No Brasil, as estatísticas de trânsito, infelizmente, têm índices alarmantes.
Representados pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), os profissionais elegeram a prevenção dos acidentes de moto como tema de uma manifestação. Com o título "Segurança em Duas Rodas", os médicos querem mostrar à sociedade que prevenir é sempre melhor que remediar. Para eles, é a saída para diminuir o número de vítimas.
Segundo a SBOT, em 2013 mais de 12 mil brasileiros morreram vítimas de acidentes de moto. O número total de internações atingiu 88.682 pacientes e, segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), o custo para cuidar dessas vítimas foi de R$ 114 milhões. Segundo pesquisa da SBOT, 52% dos acidentados são motociclistas entre 18 e 30 anos.
Final de semana é pior
O cotidiano dos hospitais permite aos ortopedistas observarem fatos preocupantes. Nos finais de semana, por exemplo, a probabilidade de ferimentos é maior. "Muita gente relaxa e sai com a moto sem a vestimenta adequada, apenas de chinelos e bermuda, fato que aumenta o risco de lesões”, avisa o ortopedista Vicenzo Giordano, que trabalha no Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro (RJ). Isso significa que se o motociclista estiver equipado, riscos de fraturas diminuem.
Segundo o presidente da SBOT, Marco Antonio Percope, "acidentes com moto atualmente representam o maior desafio para ortopedistas". A pesquisa da entidade constatou que 40% das lesões são provocados por quedas. Por isso, eles chamam atenção em especial aos equipamentos de proteção individual e alertam sobre o uso do capacete integral. Infelizmente, os traumas são quase sempre múltiplos.
Alerta à sociedade
O manifesto da SBOT é um alerta para a sociedade e ao governo. O documento mostra que ainda não fomos capazes de reverter um quadro grave. É preciso ações práticas que aprimorem a formação do motociclista e intensifiquem a fiscalização (também motoristas). As vias devem ser sinalizadas e o pavimento precisa oferecer condições mínimas de segurança.
Alguns críticos julgam que a moto deveria ser banida das ruas, mas ela faz parte de nossa realidade e é ferramenta importante para movimentar a economia do país. Para a maioria dos usuários, é o instrumento de trabalho que garante o sustento da família. Em outras regiões (como o Nordeste, por exemplo), a motocicleta faz o papel que até pouco tempo cabia a animais, principalmente na zona rural. Essa é uma característica que aumenta a importância do investimento educacional e social sobre motocicleta no Brasil. Justamente o que pede a maioria dos ortopedistas.
Cicero Lima é especialista em motocicletas e motociclistas
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