Ford Focus, Fiat Weekend e mais: 10 carros com maior depreciação em 2019
Um fator que muitos consideram na hora de decidir qual automóvel comprar é o quanto ele vai custar na hora de revendê-lo.
A KBB Brasil, empresa especializada em precificação de carros novos e usados, utiliza a expressão "depreciação de revenda" para definir o quanto um automóvel perde valor durante determinado período, na comparação com o preço que tinha quando foi adquirido zero-quilômetro.
Segundo a empresa, desvalorização e depreciação são conceitos diferentes. O primeiro, diz a KBB, compara o preço atual de determinado modelo com os valores praticados no mercado para a mesma versão em anos anteriores.
Já a depreciação é uma metodologia que considera o valor de um carro zero em determinado período e o compara com seu preço atual de mercado.
Abaixo você confere, seguindo o critério descrito acima, os dez automóveis com maior depreciação de revenda em 2019. A análise da KBB Brasil considera modelos zero-quilômetro disponíveis à venda em janeiro de 2019 e quanto os mesmos valiam no mercado de usados em dezembro do mesmo ano, levando em conta todas as versões.
Não por acaso, o ranking traz, dentre os veículos com maior depreciação, modelos que saíram de linha recentemente e também carros que estão há muito tempo sem receber atualizações - um sinal de que estão perto de se despedirem das concessionárias.
O Ford Focus, que foi descontinuado em meados do ano passado, encabeça a lista, com depreciação de 28,13%, seguido pela veterana Fiat Weekend (27,80%). Confira abaixo o "top 10" da depreciação no ano passado.
Os 10 carros com maior depreciação no ano passado
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Ford Focus
Depreciação de 28,13%
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Fiat Weekend
Depreciação de 27,80%
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Ford Focus Fastback
Depreciação de 25,99%
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Jaguar XF
Depreciação de 21,94%
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Renault Sandero
Depreciação de 21,69%
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Fiat Doblò
Depreciação de 21,23%
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Citroën C4 Lounge
Depreciação de 20,83%
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Ford EcoSport
Depreciação de 20,53%
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Peugeot 2008
Depreciação de 18,74%
-
Chevrolet Cobalt
Depreciação de 18,61%
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