Topo

Ford Focus, Fiat Weekend e mais: 10 carros com maior depreciação em 2019

Ford Focus, que saiu de linha em meados do ano passado, foi o carro com maior depreciação de revenda no ano passado, segundo a KBB Brasil - Murilo Góes/UOL
Ford Focus, que saiu de linha em meados do ano passado, foi o carro com maior depreciação de revenda no ano passado, segundo a KBB Brasil
Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/01/2020 04h00

Um fator que muitos consideram na hora de decidir qual automóvel comprar é o quanto ele vai custar na hora de revendê-lo.

A KBB Brasil, empresa especializada em precificação de carros novos e usados, utiliza a expressão "depreciação de revenda" para definir o quanto um automóvel perde valor durante determinado período, na comparação com o preço que tinha quando foi adquirido zero-quilômetro.

Segundo a empresa, desvalorização e depreciação são conceitos diferentes. O primeiro, diz a KBB, compara o preço atual de determinado modelo com os valores praticados no mercado para a mesma versão em anos anteriores.

Já a depreciação é uma metodologia que considera o valor de um carro zero em determinado período e o compara com seu preço atual de mercado.

Abaixo você confere, seguindo o critério descrito acima, os dez automóveis com maior depreciação de revenda em 2019. A análise da KBB Brasil considera modelos zero-quilômetro disponíveis à venda em janeiro de 2019 e quanto os mesmos valiam no mercado de usados em dezembro do mesmo ano, levando em conta todas as versões.

Não por acaso, o ranking traz, dentre os veículos com maior depreciação, modelos que saíram de linha recentemente e também carros que estão há muito tempo sem receber atualizações - um sinal de que estão perto de se despedirem das concessionárias.

O Ford Focus, que foi descontinuado em meados do ano passado, encabeça a lista, com depreciação de 28,13%, seguido pela veterana Fiat Weekend (27,80%). Confira abaixo o "top 10" da depreciação no ano passado.

Os 10 carros com maior depreciação no ano passado

  • Murilo Góes/UOL

    Ford Focus

    Depreciação de 28,13%

  • Divulgação

    Fiat Weekend

    Depreciação de 27,80%

  • Divulgação

    Ford Focus Fastback

    Depreciação de 25,99%

  • Divulgação

    Jaguar XF

    Depreciação de 21,94%

  • Divulgação

    Renault Sandero

    Depreciação de 21,69%

  • Divulgação

    Fiat Doblò

    Depreciação de 21,23%

  • Murilo Góes/UOL

    Citroën C4 Lounge

    Depreciação de 20,83%

  • Murilo Góes/UOL

    Ford EcoSport

    Depreciação de 20,53%

  • Divulgação

    Peugeot 2008

    Depreciação de 18,74%

  • Divulgação

    Chevrolet Cobalt

    Depreciação de 18,61%

Fonte: KBB Brasil