Topo

Mora nos Clássicos

Cássio e sua Rural: conheça o 'avô' do Renegade que é xodó do goleiro

Cássio, goleiro do Corinthians, dirige seu Ford Rural - Reprodução
Cássio, goleiro do Corinthians, dirige seu Ford Rural Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

23/05/2020 05h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O carro que fez Cássio Ramos, goleiro do Corinthians, voltar ao CT Joaquim Grava em plena quarentena tem raízes que remetem a outros campos - os das batalhas da Segunda Guerra Mundial.

Lançado em 1946 nos Estados Unidos, o Jeep Station Wagon nada mais era do que a versão familiar do Jeep, por sua vez criado a partir de uma demanda do exército norte-americano por um veículo robusto, leve, versátil e capaz de transpor os terrenos violentados pela guerra.

Várias empresas ofereceram soluções para o governo Roosevelt, mas o protagonismo foi da Willys. Findado o conflito, tratou de buscar um meio de perpetuar seus negócios, agora com uma versão civil do jipe.

Cassio - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Uma descendente do modelo é o Jeep Station Wagon, de proposta familiar. Por aqui, a Perua Jeep - assim batizada em território verde-amarelo - apareceu em julho de 1956, montada com peças importadas pela Willys-Overland do Brasil, que fora fundada em 26 de abril de 1952. Sua fábrica, em São Bernardo do Campo (SP), foi um dos símbolos da industrialização do setor automotivo no país e mais tarde daria lugar à outra marca de ascendência americana.

Jeep Station Wagon  - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em 1957 acontece o rebatismo para Rural; dois anos depois, finalmente a produção nacional. Quando Brasília foi inaugurada, em abril de 1960, o modelo já tinha o visual que lhe tornaria instantaneamente reconhecido.

Rural traseira  - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

Não era um carro de proposta muito aventureira, mas a tração 4x4 garantia alguma segurança nas estradas brasileiras, em sua maioria desprovidas de asfalto. Mas havia um caráter urbano, também. O motor podia ser de seis-cilindros ou quatro-cilindros.

Rural  - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

Assumida pela Ford em 1967, a Willys foi perdendo espaço no mercado, cada vez mais sufocada pela nova dona. Assim, em 1972 o Rural passou a atender por Ford Rural e, em 1977, o avô de Renegade e EcoSport saiu de linha.

Pelas fotos que a esposa do arqueiro postou em seu Instagram, o Rural deve ter sido restaurado - a julgar pelo couro branco dos bancos e o indecifrável bordado neles. Mas seria legal saber: é Ford ou Willys?, já foi mesmo restaurado?, usa o carro ou é "zé frisinho"?, teve alguma relação familiar com o modelo?

Ford Rural  - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação