7 erros que você deve evitar ao cuidar do cabelo no verão

O verão costuma trazer preocupação com a saúde do cabelo, principalmente para quem vai viajar para a praia ou aproveitar o calor na piscina.

De fato, a combinação de sol e sal do mar ou cloro danificam os fios, que podem ficar mais ressecados e com frizz, por exemplo.

Mas é possível reduzir os danos, basta tomar alguns cuidados com os cabelos. Confira erros comuns que devem ser evitados.

1. Não proteger o fio antes de entrar na água

Antes de mergulhar, aplique um leave-in no cabelo. "O produto cria uma película nos fios, evitando que substâncias como o cloro e o sal tenham contato direto", orienta Nathalia Iori, dermatologista responsável pelo ambulatório de tricoses do Hospital de Clínicas da Unicamp.

Se o leave-in tiver proteção solar, melhor ainda, já que os raios UVB podem danificar as proteínas que compõem o fio e levar à variação de sua textura e porosidade, além de diminuir a resistência da fibra capilar.

"O cabelo é formado por tecido morto e não há regeneração das fibras deterioradas. Portanto, os efeitos nocivos que ele vai sofrendo são cumulativos. Daí a importância de protegê-lo", reforça Maria Fernanda Borsato, médica dermatologista do Hospital Sírio-Libanês.

2. Não enxaguar o cabelo após o mergulho

Depois de sair do mar ou da piscina, tome uma ducha de água doce para tirar o excesso de sal ou de cloro dos fios. Então, aplique o leave-in novamente e, com cuidado, desembarace os fios com os dedos. Evite penteá-los enquanto ele estiver muito molhado, para não quebrar o cabelo.

3. Prender o cabelo molhado com muita força

Fazer um rabo-de-cavalo ou coque mais apertado com os fios molhados aumenta o risco de quebra dos fios, já que eles ficam mais frágeis. Nesse caso, prefira usar uma presilha (a popular "piranha") ou faça um coque frouxo.

Continua após a publicidade

4. Dormir com o cabelo úmido

Esse é um erro que aumenta o risco de criar um ambiente propício para os fungos, que "gostam" de calor e umidade.

O resultado é um possível quadro de dermatite seborreica (a famosa caspa). Para quem já sofre com a condição, pode haver piora.

5. Exagerar na química

Sol, sal e cloro da piscina prejudicam a saúde dos fios. Se, além disso, você fizer muitos procedimentos químicos (como tintura e alisamento), o cabelo pode ficar ainda mais frágil e danificado. Portanto, tenha cuidados redobrados com a utilização de químicas nessa época do ano.

6. Não proteger o couro cabeludo

Além dos cuidados com os fios, lembre-se de usar chapéu ou boné. Aliás, essa é uma questão de saúde, uma vez que a frequente exposição da região ao sol pode levar ao aumento do risco de câncer de pele no futuro.

Continua após a publicidade

Pacientes que sofrem com alopecia devem ter cuidados ainda maiores, pois há menor cobertura de fios na cabeça e, portanto, mais exposição.

7. Exagerar na limpeza

É fundamental manter os cabelos limpas. Engana-se quem pensa que lavagens diárias aumentam a queda capilar.

"Não lavar o cabelo pode causar inflamação no couro cabeludo, piorando, por exemplo, a dermatite seborreica, o que pode levar à queda", esclarece Borsato. No entanto, lavar duas vezes ao dia pode ressecar os fios.

Para quem aumentou o número de lavagens —por exemplo, passou a lavar todos os dias— é preciso redobrar os cuidados para não sentir esse efeito. Nesses casos, a dermatologista Nathalia Iori sugere a utilização de máscaras de cabelo no banho, de duas a três vezes na semana —daquelas que agem de 2 a 5 minutos e já podem ser enxaguadas.

UOL no Verão 2024

Confira o melhor conteúdo sobre a estação quente no especial UOL no Verão.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Divulgação

Até 14 de fevereiro, a Praia de São Lourenço, em Bertioga (SP), será palco do UOL no Verão 2024 —uma oportunidade perfeita para relaxar à beira-mar ou participar de atividades dinâmicas na areia. Programe-se para aproveitar a estrutura, que conta com redário, bangalôs para relaxar, guarda-sóis, chuveirão e trailers com cardápio de praia! Veja a programação:

Quando: até 14 de fevereiro

Onde: Praia de São Lourenço, em Bertioga (SP)
Na faixa de areia, próxima aos módulos 7 e 8 da Riviera de São Lourenço e ao canal

Horário: De terça a domingo, das 8h às 18h (inclusive no dia 31 de dezembro)

Atividades:

Continua após a publicidade
  • Beach Tennis: todos os dias, das 9h às 18h
  • Futevôlei: sábados e domingos, das 9h às 18h
  • Show de bandas regionais: sábados, às 18h

O acesso ao evento é gratuito, no entanto, as aulas de beach tennis e futevôlei, assim como o uso das quadras, são pagos.

  • Aluguel da quadra: R$ 50,00 (day use, conforme disponibilidade e mediante agendamento)
  • Aula avulsa beach tennis ou futevôlei: R$ 75,00 (1h de duração)

O UOL no Verão tem o patrocínio de Chevrolet, Natura, Cerveja Sol, SBP, Huggies, Claro e Eno.

Deixe seu comentário

Só para assinantes