Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Não é só talco; outros produtos do seu dia a dia também podem ser tóxicos

Johnson & Johnson é acusada de vender talco contaminado Imagem: iStock

Nicole D'Almeida

Colaboração para o UOL

02/09/2022 04h00Atualizada em 02/09/2022 16h14

A Johnson & Johnson anunciou, recentemente, que vai parar de vender no mundo inteiro o pó de talco para bebês, produto tradicional da marca, e migrará seu foco para um produto à base de amido de milho. O motivo foram dúvidas levantadas sobre a segurança da mercadoria e a falta de interesse do público.

Algumas das mais de 40 mil ações judiciais afirmam que o talco da marca, feito de um mineral de origem secundária a partir de silicato de magnésio hidratado, pode causar inflamações e gerar câncer, enquanto outras afirmam que o produto tem amianto, substância também relacionada à doença.

Mas o talco está longe de ser o único produto relacionado a possíveis elementos tóxicos.

Panelas antiaderentes

A maioria das panelas antiaderentes é feita de teflon, nome comercial do polímero sintético politetrafluoroetileno (PTFE). Esse material está associado ao ácido perfluorooctanoico (PFOA), uma substância tóxica à nossa saúde que está vinculada ao câncer de rim e testículo, doença da tireoide, colesterol alto, colite ulcerativa e pré-eclâmpsia (hipertensão induzida pela gravidez).

Termômetros de mercúrio

Por mais que a quantidade de mercúrio presente nos termômetros de vidro seja bem pequena (2g), a Anvisa proibiu sua fabricação, importação e comercialização em março de 2018. Isso porque o contato com o metal (quando o vidro é quebrado), seja por inalação ou contato direto, representa riscos à saúde. Ele está associado a sintomas mais leves como febre, náuseas e dores de cabeça, mas também pode comprometer rins, fígado, pulmão e cérebro.

Protetor solar com oxibenzona

A oxibenzona é um composto químico orgânico que pode ser encontrado em diversos cosméticos, como protetores solares e hidratantes com FPS, porque absorve os raios UVA e UVB. No entanto, a substância está ligada a disfunções hormonais, reações alérgicas, mutação celular, entre outros.

Potes plásticos

Não somente potes plásticos, mas também garrafas, brinquedos, entre outros, podem ter em sua composição bisfenol A (BPA).

Essa é uma substância que, quando aquecida ou em contato com algum alimento quente, é liberada e pode causar riscos à saúde, como diminuição na produção de espermatozoides, desenvolvimento de cistos nos ovários, problemas gastrointestinais e malformações no embrião, no caso de grávidas.

Xampu com parabenos

Os parabenos podem ser encontrados em xampus e condicionadores, cremes dentais e cosméticos. Eles são conservantes químicos usados na prevenção do crescimento de fungos e bactérias nesses produtos.

Além de alergias e irritações na pele, a substância pode causar alterações hormonais, problemas no sistema nervoso central, infertilidade, câncer de mama, de útero ou de próstata.

Amianto

O amianto é um minério encontrado amplamente na natureza e muito usado na indústria de construção civil. Ele pode ser achado em aquecimento domiciliar, paredes drywall, toras artificiais de lareiras, brinquedos, entre diversos outros.

Sua exposição pode causar diversos danos à saúde, como câncer de laringe, do trato digestivo, pulmão e de ovário, espessamento na pleura e diafragma, derrames pleurais, placas pleurais e severos distúrbios respiratórios.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Não é só talco; outros produtos do seu dia a dia também podem ser tóxicos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde