Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Anvisa recebe pedido de uso emergencial da vacina contra covid da Sinopharm

Vacina contra covid-19 da Sinopharm usa a tecnologia de vírus inativado e é aplicada em duas doses Imagem: iStock

Do VivaBem*, em São Paulo

26/07/2021 12h33Atualizada em 26/07/2021 14h47

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou hoje que recebeu o pedido de uso emergencial para a vacina contra covid-19 do laboratório chinês Sinopharm. Segundo o órgão regulador, o pedido foi feito pela empresa brasileira Blau Farmacêutica, que representa a vacina do laboratório chinês no Brasil. O imunizante já tem a aprovação da OMS (Organização Mundial da Saúde) em relação à sua eficácia contra a doença.

"As primeiras 24 horas serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários para avaliação estão disponíveis. Se houver informações importantes faltando, a Anvisa pode solicitar as informações adicionais ao laboratório", disse a agência em nota.

A vacina contra covid-19 da Sinopharm usa a tecnologia de vírus inativado e é aplicada em duas doses, com intervalo de três a quatro semanas entre elas. Os imunizantes são recomendados para pessoas acima de 18 anos de idade, de acordo com os dados conhecidos até o momento.

O desenvolvimento da vacina não teve estudos clínicos conduzidos no Brasil. As pesquisas foram desenvolvidas em países como Argentina, Peru, Emirados Árabes, Egito e China. No entanto, a falta de testes em território nacional não impede a submissão do pedido de autorização para uso emergencial ou registro na Anvisa.

Prazos da Anvisa

Uma equipe multidisciplinar que envolve especialistas de registro, monitoramento e inspeção de medicamentos irá avaliar o pedido de uso emergencial da vacina chinesa.

De acordo com informações divulgadas pela Anvisa, a mesma equipe tem atuado de forma integrada em todos os processos de avaliação de medicamentos e vacinas para combate a covid-19. O prazo de análise do pedido pode ser de sete ou 30 dias, conforme determina a Resolução da Diretoria Colegiada 475/2021.

A avaliação em sete dias ocorre quando há desenvolvimento do estudo clínico no Brasil ou quando o relatório ou parecer técnico emitido por autoridades sanitárias estrangeiras são capazes de comprovar que a vacina atende aos padrões de qualidade, eficácia e de segurança da OMS e do ICH (Conselho Internacional para Harmonização de Requisitos Técnicos para Medicamentos de Uso Humano, do inglês International Council for Harmonisation of Technical Requirements for Pharmaceuticals for Human Use).

37,5 milhões de brasileiros completaram vacinação

Ontem o Brasil ultrapassou a marca de 37,5 milhões de habitantes imunizados completamente contra a covid-19. Ao todo, 7.549.091 pessoas receberam a segunda dose ou a dose única da Janssen, o que representa 17,73% da população do país.

Os dados foram levantados pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

* Com agência Reuters

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Anvisa recebe pedido de uso emergencial da vacina contra covid da Sinopharm - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde