Topo

Pfizer avança em fase de testes da vacina contra a covid-19 para crianças

Estudo avalia crianças de seis meses até 11 anos - Dado Ruvic/Reuters
Estudo avalia crianças de seis meses até 11 anos Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Do VivaBem, em São Paulo

08/06/2021 14h41Atualizada em 08/06/2021 15h35

A Pfizer anunciou hoje avanço nos testes da vacina contra a covid-19 em crianças de cinco a 11 anos. Segundo a empresa, a pesquisa para o determinado grupo avançou da fase um para a dois, de um total de três fases. Em crianças de seis meses a cinco anos, os testes da fase um ainda estão em andamento.

Quando concluídos os testes, o imunizante vai ter passado pela análise de segurança, tolerabilidade e imunogenicidade — a capacidade do imunizante de levar o corpo a produzir anticorpos contra a doença — num grupo de crianças.

As aplicações do imunizante, desenvolvido em parceria com o laboratório alemão BioNTech, em menores de 12 anos começou no final de março.

A farmacêutica afirma que o estudo envolverá um total de 4.500 crianças de seis meses a 11 anos nos Estados Unidos, Finlândia, Polônia e Espanha. Posteriormente, a Pfizer ainda considera avaliar a vacina para crianças com menos de seis meses.

O planejamento do estudo divide as crianças em três grupos: de 5 a 11 anos, de 2 a 5 anos, e de seis meses a dois anos. O intervalo utilizado entre as duas doses necessárias para a imunização completa com a vacina é de 21 dias.

Há cerca de um mês, o FDA (Food and Drug Administration), que é equivalente à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nos Estados Unidos, autorizou o uso emergencial da vacina da Pfizer para crianças e adolescentes de 12 anos a 15 anos, já que o imunizante já podia ser aplicado no país em pessoas a partir de 16 anos.

Risco de infecção cai 51% com 1ª dose

Ontem, um estudo conduzido em Israel com a vacina da Pfizer/BioNTech demonstrou que entre o 13º e 24º dia após a aplicação da primeira dose o risco de infecção pelo novo coronavírus cai 51,4%. Os testes, porém, não analisaram o desempenho com a dose de reforço.