Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Existe tratamento para fascite plantar, aquela dor bem na sola do pé?

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

01/06/2021 04h00

Resumo da notícia

  • A fascite plantar pode ser curada, desde que a pessoa siga corretamente as orientações do profissional da saúde
  • O principal tratamento é a fisioterapia. O profissional indicará exercícios de alongamento para toda a região posterior do corpo
  • Além disso, também pode ser prescrito o uso de calçados com solados mais altos, e evitar aqueles com a sola baixa, como chinelos e sapatilhas
  • Caso nenhum tratamento tenha efeito, pode ser indicado algum procedimento cirúrgico

Tudo vai depender do grau do problema, mas a principal terapia é a fisioterapia. Ao longo das sessões, o profissional da saúde fará exercícios de alongamento de toda a musculatura posterior do corpo, ou seja, coxas, panturrilha e pés.

Outro método bastante recomendado é evitar calçados com solados muito baixos, como chinelos, sapatilhas ou sapatênis, por exemplo. Isso impede que ocorra uma sobrecarga na região da fáscia, membrana que liga o osso do calcanhar até a região dos dedos. Também vale realizar o seguinte exercício: sentado no chão, com as pernas estendidas, encoste as costas e os glúteos em uma parede; pegue cada ponta de uma faixa, toalha ou elástico e coloque o acessório na sola do pé; puxe esta faixa em direção ao tronco, sentindo um alongamento da região posterior, principalmente atrás do joelho. Faça 20 repetições de 30 segundos por 2 vezes ao dia.

Em alguns casos, para diminuir o processo inflamatório, a crioterapia é indicada. E dá para fazer isto em casa. Basta congelar uma garrafa de água mineral e colocar o pé em cima dela, girando o objeto, o que ajuda também a alongar a região. Em casos extremos, quando os tratamentos primordiais não surtiram efeito, o médico tem a opção de partir para algum procedimento cirúrgico.

O tempo de tratamento pode variar entre 6 a 8 semanas, dependendo da intensidade do problema e, claro, da adesão correta à terapia. É necessário seguir exatamente o que o profissional da saúde prescrever. Dessa forma, aumentam, e muito, as chances de a fascite plantar ser curada.

A fascite plantar é um processo inflamatório que atinte a fáscia, causando dor quando pisamos no chão. O problema é bastante comum em atletas que praticam atividades de impacto, como corrida ou futebol, por conta da sobrecarga exercida na fáscia plantar. Mas o problema também pode surgir por conta do encurtamento da musculatura posterior ou atingir quem não faz exercícios físicos, já que o sedentarismo causa atrofia muscular e, com a falta de alongamentos, o risco da fascite plantar se instalar é grande. Além disso, pessoas com sobrepeso, ou obesidade também tem maior possibilidade de desenvolver o problema, pois, além do encurtamento muscular, as inflamações geradas pela própria síndrome metabólica podem agravar o quadro.

Fontes: Alexandre Leme Godoy, médico ortopedista especialista em pé do IOT-HCFMUSP (Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo); Filippi Ranieri Alves, médico ortopedista e traumatologista, especialista em pé e tornozelo do Hospital Memorial São Francisco, em Natal (RN); Rafael da Rocha Macedo, médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do pé e tornozelo e chefe do grupo de cirurgia do pé e tornozelo da Rede D´or, em São Paulo.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Existe tratamento para fascite plantar, aquela dor bem na sola do pé? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Pergunte ao VivaBem