Topo

Sem Frescura: tem problema espremer as espinhas do meu namorado?

Gabriela Ingrid

Do VivaBem, em São Paulo

21/10/2019 04h00

Você pode ver esse programa com legendas no Youtube de VivaBem.

Se fossem inventar um esporte olímpico praticado só por casais ele certamente envolveria espremer espinhas um do outro. Ou vai me dizer que você nunca bancou a esteticista e saiu fazendo uma bela limpeza de pele no mozão, não é mesmo?

Mas será que ao fazer isso você estaria correndo algum risco de saúde? Afinal, a gente sabe bem que o pus que sai das espinhas pode ter algumas bactérias vivas. Bem, apenas espremer a espinha não acarreta nenhum risco à saúde em si.

A única situação que poderia prejudicar a saúde de quem faz o procedimento seria entrar em contato com o sangue da "vítima" e essa outra pessoa tiver alguma doença. Ou, ainda, o pus da espinha acabar parando em alguma lesão da pele.

De maneira geral, quem pode sofrer mais é a pessoa "dona" da espinha. Isso porque cravos e espinhas espremidos podem infeccionar e se tornar um problema muito maior do que eram originalmente.

Em casos extremos a situação pode ficar tão tensa que a pessoa terá que tomar antibióticos para combater a infecção. E mesmo que isso não acontecer, há sempre o risco de ficar com uma bela cicatriz na pele no lugar onde estava a espinha. Neste caso, a única maneira de remover as marcas é procurar tratamentos estéticos, como peeling, sempre com a orientação de dermatologista.

Em casos isolados, o melhor a se fazer é deixar a espinha quieta e evitar apertar ou espremer, por mais que a vontade de fazer isso seja incontrolável. Mas na maioria das vezes, ela desaparecerá em poucos dias.

Agora, fica o alerta: caso você note que o mozão está com muitas espinhas, a melhor opção é buscar tratamento especializado. Isso porque em alguns casos será necessário tomar remédios específicos para esse fim.

As informações do vídeo foram reunidas com a ajuda de Cristhine Kamamoto, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde; Camila Hoffmann - dermatologista Unidade Vergueiro o Hospital Alemão.

O roteiro é de Rodrigo Lara.

Acompanhe as informações do Sem Frescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.

Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.