Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Mexa-se: passar nove horas ou mais por dia sentado aumenta risco de morte

Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

24/08/2019 17h08

Longas horas no trabalho sentado na frente do computador, fazendo relatórios e esquecendo de mexer o corpo. Se você é do tipo que gosta ou não consegue largar um pouco a cadeira do trabalho, saiba que está na hora de se exercitar. Sim, levante e pegue um copo d'água ou ande um pouquinho depois de ler esse texto.

Um novo estudo publicado no British Medical Journal (BMJ) mostrou que passar mais de nove horas e meia por dia sentado aumenta o risco de morte.

A boa notícia é que basta praticar uma atividade física de qualquer intensidade para melhorar sua expectativa de vida e reverter esse quadro.

Como o estudo foi feito

  • Os autores analisaram oito estudos com 36.383 participantes com 40 anos ou mais por uma média de seis anos.
  • Em todos os trabalhos de pesquisa, os voluntários usaram dispositivos vestíveis que rastreavam atividades nos períodos em que estavam acordados.
  • Os pesquisadores consideravam todas as atividades que os voluntários faziam ao longo do dia: correr, caminhar, cortar grama, cozinhar e até lavar louça.
  • Eles descobriram que qualquer nível de atividade física, independentemente da intensidade, estava associado a um menor risco de morte.
  • Mas o trabalho científico também trouxe um dado bem preocupante: passar muitas horas do dia sentado foi associado a um aumento significativo de morte.

Alerta para a para a saúde

No passado, autoridades alertaram que quatro em cada em cada cinco pessoas correm risco de morte prematura por ataque cardíaco ou derrame.

Na Inglaterra, por exemplo, cerca de 24 mil mortes a cada ano ocorrem em pessoas com menos de 75 anos e 80% delas poderiam ser evitadas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mexa-se: passar nove horas ou mais por dia sentado aumenta risco de morte - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde