Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Por que eu choro toda vez que corto cebola? Tem como evitar?

Imagem: Fernanda Garcia/UOL VivaBem

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

09/04/2019 04h00

A cebola faz parte de um grupo de plantas, como o alho e a cebolinha, que contêm componentes orgânicos com enxofre em suas moléculas. Quando o alimento está intacto, esses compostos sulfurados (que têm enxofre) permanecem protegidos dentro da célula, em uma estrutura chamada vacúolo.

Entretanto, quando a cebola é cortada, essas pequenas estruturas se rompem e uma enzima começa a converter esses compostos em um ácido que se decompõe em um gás. Por ser volátil, esse gás se espalha pelo ar e, quando em contato com água, produz ácido sulfúrico.

É por isso que, ao entrar em contato com os olhos, ou seja, um ambiente úmido, ele causa ardor. O problema é que esse ardor faz o olho lacrimejar, o que produz ainda mais ácido.

Para diminuir a liberação desse gás, é só deixar a cebola gelada. O ambiente frio diminui a atividade enzimática responsável pela conversão dos compostos sulfurados em ácido. Portanto, quando o alimento for cortado, menos gases serão produzidos e menor será a irritação no olho.

Fontes: Marcus Vinicius Baldo, neurofisiologista e professor no Instituto de Ciências Biomédicas da USP (Universidade de São Paulo); Fabio Rodrigues, professor do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da USP.

#SemFrescura: sabia que dá pra cortar cebola sem ir às lágrimas?

UOL Notícias

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que eu choro toda vez que corto cebola? Tem como evitar? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Pergunte ao VivaBem