Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Pergunte ao VivaBem

Por que meu olho lacrimeja quando estou com sono?

Pergunte ao VivaBem olhos lacrimejam quando estamos com sono
Imagem: Fernanda Garcia/VivaBem

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

26/02/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Ao bocejar, a pessoa contrai os músculos da face, pressionando as glândulas lacrimais
  • O bocejo é um aviso do cérebro de que o corpo precisa descansar
  • Durante o bocejo, a inspiração é mais profunda, o que melhora a oxigenação do sangue e elimina o excesso de gás carbônico, combatendo o sono

Na verdade, os olhos lacrimejam não devido ao sono simplesmente, e sim quando o indivíduo boceja. O bocejo é uma tentativa do cérebro de avisar o corpo que ele precisa descansar.

Ao bocejar você abre bastante a boca, para inspirar o ar, e os olhos se apertam, o que faz com que a musculatura da face é contraída. Esse movimento pressiona as glândulas lacrimais, localizadas acima do olho e abaixo da testa. Essas estruturas, por sua vez, liberam as lágrimas.

Não se sabe ao certo qual é a função do bocejo, mas acredita-se que ele ocorre quando você não atende o desejo do corpo de ir descansar. Acontece o seguinte: antes de dormir o organismo entra no modo de metabolismo mais baixo e de relaxamento muscular. Mas se você não obedece esse estimulo e não se deita, o cérebro dá um jeito de oxigenar mais o corpo para combater o sono, induzindo uma grande inspiração de oxigênio: o bocejo.

Também há a hipótese de que bocejar tenha a ver com a termorregulação (manutenção da temperatura interna ideal pelo próprio organismo.

Fontes: Cristiano Caixeta, médico oftalmologista membro da diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; Sergio Felberg, médico oftalmologista membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; Fábio Lorenzetti, Coordenador do Departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, entrevistado em reportagem de 08/05/2018

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

Pergunte ao VivaBem