Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Por que meu olho lacrimeja quando estou com sono?

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

26/02/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Ao bocejar, a pessoa contrai os músculos da face, pressionando as glândulas lacrimais
  • O bocejo é um aviso do cérebro de que o corpo precisa descansar
  • Durante o bocejo, a inspiração é mais profunda, o que melhora a oxigenação do sangue e elimina o excesso de gás carbônico, combatendo o sono

Na verdade, os olhos lacrimejam não devido ao sono simplesmente, e sim quando o indivíduo boceja. O bocejo é uma tentativa do cérebro de avisar o corpo que ele precisa descansar.

Ao bocejar você abre bastante a boca, para inspirar o ar, e os olhos se apertam, o que faz com que a musculatura da face é contraída. Esse movimento pressiona as glândulas lacrimais, localizadas acima do olho e abaixo da testa. Essas estruturas, por sua vez, liberam as lágrimas.

Não se sabe ao certo qual é a função do bocejo, mas acredita-se que ele ocorre quando você não atende o desejo do corpo de ir descansar. Acontece o seguinte: antes de dormir o organismo entra no modo de metabolismo mais baixo e de relaxamento muscular. Mas se você não obedece esse estimulo e não se deita, o cérebro dá um jeito de oxigenar mais o corpo para combater o sono, induzindo uma grande inspiração de oxigênio: o bocejo.

Também há a hipótese de que bocejar tenha a ver com a termorregulação (manutenção da temperatura interna ideal pelo próprio organismo.

Fontes: Cristiano Caixeta, médico oftalmologista membro da diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; Sergio Felberg, médico oftalmologista membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; Fábio Lorenzetti, Coordenador do Departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, entrevistado em reportagem de 08/05/2018

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube