PUBLICIDADE

Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Movimento

Treinos para você ter fôlego para curtir as festas e o agito do verão

iStock
Imagem: iStock

Thamires Andrade

Do VivaBem, em São Paulo

02/02/2018 04h00

Muitos dias de curtição na praia e festas à noite. O verão de várias pessoas é agitado --e nessa época do ano ainda tem o Carnaval, com dias inteiros de bastante folia... Para aproveitar tudo isso sem perder o pique ou ficar com dores no corpo, você precisa de um bom preparo físico.

De acordo com Ronaldo Freitas, educador físico da academia Les Cinq  Gym, em São Paulo, as festas exigem muito seu condicionamento cardiorrespiratório, além de força e resistência das pernas.

Veja também:

Os adeptos da musculação e de atividades aeróbicas, como corrida e bike, são os mais aptos para encarar sem sufoco o verão e o Carnaval. Mas quem está fora de forma ainda pode correr atrás do prejuízo com estes treinos que preparamos e podem ser feitos em qualquer lugar:

Para deixar as pernas fortes e resistentes

exercício no banco - iStock - iStock
Imagem: iStock
Freitas recomenda dois "treinos" para você poder ficar horas e horas em pé sem se queixar de dores nas pernas. 

O primeiro, na verdade, é uma prática para aplicar no dia a dia: basta fugir do elevador e usar a escada. “Suba em uma velocidade acima do normal, de um em um degrau, na primeira semana. A partir da segunda, suba de dois em dois degraus. Isso pode ser feito todos os dias.”

O segundo treino dá para realizar no banco do parque ou em uma cadeira. Em pé, de frente para o assento, suba e desça dele usando apenas uma perna. “Faça isso 15 vezes com cada perna e depois descanse por um minuto. Aí, repita o exercício novamente”, indica Freitas. A atividade pode ser feita todos os dias.

Pernas e abdômen bem trabalhados

abdominal  - iStock - iStock
Imagem: iStock
Além de pernas resistentes, Freitas explica que ter um abdômen forte é importante para garantir estabilidade do corpo e aguentar ficar em pé ou dançar por muito tempo.

Para isso, o professor recomenda realizar três vezes a série abaixo, com intervalo de 30 segundos entre os exercícios: 

A.   15 repetições de agachamento com as pernas afastadas em uma largura pouco maior do que a entre os ombros;

B.   15 repetições de abdominal;

C.   30 segundos de prancha; 

Para ter resistência para pular, dançar e cantar

Corrida  - iStock - iStock
Imagem: iStock
Para ter ainda mais fôlego você pode investir em um treino de corrida com duração de 20 minutos, sendo:

- 5 minutos de aquecimento (trote bem leve);

- 10 séries de 30 segundos de tiro (na maior velocidade que conseguir manter), alternado com 30 segundos de corrida leve,

- 5 minutos de trote.

Com esses exercícios certamente você vai ter pique para suportar as festas não só no verão, mas também encarar o dia a dia durante todo o ano. 

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy

Movimento