Quer um novo queridinho para sua dieta fitness? Aposte na beterraba
Já é claro que colorir o prato com vegetais ajuda sua saúde, mas sabia que também pode ajudar no seu treino? Um estudo feito pela Universidade Northumbria, na Inglaterra, mostrou que a beterraba pode acelerar sua recuperação muscular após um treino difícil.
Na pesquisa, publicada na revista Nutrients, 20 participantes foram divididos em três grupos: alguns tomavam 250 ml de suco de beterraba, outros apenas 150 ml e os últimos bebiam um placebo. As doses foram ingeridas assim que acabaram de completar um circuito de pulos e agachamentos, 24 horas depois da malhação e 48 horas após os exercícios.
O resultado foi que aqueles que ingeriram maiores doses de suco sentiram menos dores musculares, os músculos se recuperaram mais rápido do que quem não teve contato com a beterraba.
Como a beterraba ajuda os músculos?
O exercício exaustivo pode desencadear o estresse oxidativo, que ocorre quando existe um desequilíbrio de átomos que prejudicam as células --os radicais livres--, e os antioxidantes do seu corpo precisam combater esses “carinhas”.
Mas a beterraba contém nitrato, um composto com propriedades anti-inflamatórias que ajuda a diminuir essa inflamação depois de um treino intenso, de acordo com a explicação de Glyn Howatson, diretor da pesquisa que conversou com a revista americana "Men’s Health".
E ainda tem um bônus: esse trabalho anti-inflamatório da beterraba também ajuda o coração. Consumir regularmente o vegetal diminui a pressão arterial e os riscos de doença cardíaca.
O recomendado é tomar cerca de 300 ml de suco logo que acabar um treino puxado para conseguir ter os benefícios da beterraba.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.