Síndrome do choque tóxico: surto infeccioso raro assusta o Japão

O governo japonês tenta acalmar, nesta sexta-feira (22), os temores ligados a um recente surto de infecções graves causadas por uma bactéria.

O que aconteceu

Entre o início do ano e 13 de março, o Japão registrou 474 casos de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS). É uma forma de infecção grave causada pela bactéria estreptococo do grupo A (GAS), segundo o instituto de doenças infecciosas do Japão.

941 casos foram registrados em todo o ano de 2023. A quantidade nos três meses de 2024 deixou o país atento.

Desde o fim da pandemia de covid-19, "o número de pacientes com infecções nas vias respiratórias aumentou em vários países, incluindo o Japão", declarou Hayashi na sua coletiva de imprensa regular.

Esta bactéria é transmitida principalmente por contato direto com secreções corporais. O Ministério da Saúde japonês já fez um apelo geral à população em janeiro para continuar tomando precauções, como lavar as mãos regularmente e usar máscara em locais públicos com aglomerações.

A doença pode causar febre alta, dor de cabeça, dores musculares, náuseas, vômitos, diarreia e comprometer pulmões, rins e fígado.

Ondas de infecções por estreptococos do grupo A também ocorreram em 2022 e 2023. Foram registrados casos na Europa, América do Norte e Austrália.

Jogo das Eliminatórias cancelado

Norte-coreanos vetam jogo. A Coreia do Norte informou ao Japão na quarta-feira (20) que não poderia receber em seu território, em Pyongyang, uma partida das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 entre as duas seleções, marcada inicialmente para o dia 26 (próxima terça).

Continua após a publicidade

Segundo a AFC (Confederação Asiática de Futebol), a Coreia do Norte alegou "circunstâncias inevitáveis" para não realizar a partida em casa.

Pyongyang não especificou o motivo, mas acredita-se que a epidemia no Japão seja a causa, segundo a agência de notícias japonesa Kyodo.

As duas equipes se enfrentaram ontem (21), em Tóquio, com vitória do Japão por 1 a 0, e a partida de terça seria o jogo de volta válido pela segunda rodada do grupo B das eliminatórias.

A AFC ainda não informou quando e onde será realizada a partida, mas disse já estar em contato com as federações locais e com a Fifa.

O porta-voz do governo japonês, Yoshimasa Hayashi, se recusou a comentar a decisão de Pyongyang nesta sexta-feira, mas insistiu que o Japão não é o único país afetado pela doença.

Deixe seu comentário

Só para assinantes