Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas dos Nutricionistas

Os especialistas responsáveis pelos cardápios explicam como se alimentar de forma mais saudável


Faz dieta e não emagrece? Ter um diário alimentar ajuda a identificar erros

iStock
Imagem: iStock

Colaboração para VivaBem

16/08/2022 04h00

"Fiz dieta por um mês e não emagreci nada". É comum escutarmos essa frase. Mas será que você seguiu mesmo o plano alimentar certinho? Pois é, às vezes, pensamos estar de dieta, mas comemos um biscoitinho no café, uma barrinha de cereal cheia de açúcar no meio do dia, tomamos uma cerveja no fim da noite...

Fazer um diário alimentar é uma forma de analisar como anda a sua alimentação e entender o que está atrapalhando seus resultados. O diário é muito simples, basta anotar tudo que come em uma caderneta de papel, no bloco de notas do celular ou em apps específicos —alguns permitem até escanear o código de barras de alimentos industrializados.

Calma! Pode parecer um pouco chato no começo, mas isso vai se tornando rotineiro e ajuda o cérebro a decidir melhor sobre o que comer, explica a nutricionista Verônica Laino, colunista de VivaBem e responsável pelos Cardápios para Emagrecer deste mês.

"O diário é útil principalmente para quem tende a beliscar muito ao longo do dia, ou para quem não come nada ao longo do dia e exagera no período da noite. Anotar o que consome vai ajudar você a entender em quais momentos precisa ter mais atenção com a alimentação", sugere Laino.

Equilíbrio nas refeições

Em Cardápios para Emagrecer, assinantes UOL recebem cinco menus por semana, com cinco refeições por dia. Eles foram planejados para que você perca peso de forma saudável, fazendo boas escolhas nutricionais.

Assine o UOL para acessar todos os cardápios e outros conteúdos exclusivos. Para receber gratuitamente dicas de alimentação como estas, cadastre-se na newsletter de VivaBem.