PUBLICIDADE

Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas dos Nutricionistas

Os especialistas responsáveis pelos cardápios explicam como se alimentar de forma mais saudável


É errado achar que fazer exercícios permite a você comer muitas besteiras

iStock
Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes

De VivaBem, em São Paulo

24/05/2022 04h00

Atividade física e alimentação caminham lado a lado quando o assunto é ter uma vida saudável. Mas, durante um processo de perda de peso, precisamos tomar cuidado com algumas armadilhas que podem prejudicar a relação amigável entre a dieta e a prática de exercícios.

O nutricionista Victor Machado, responsável por elaborar os Cardápios para Emagrecer de VivaBem, diz que um erro muito comum é a pessoa pensar que, por ter queimado calorias no treino, tem liberdade para comer alimentos calóricos e pouco saudáveis, como sorvetes, chocolates, frituras, fast-food.

Acontece que, seja para emagrecer, seja por saúde, nossa alimentação não deve ser focada apenas em calorias. Para qualquer objetivo, o importante é priorizar o consumo de alimentos nutritivos e naturais. "Tenha em mente que um brigadeiro e uma maçã podem ter as mesmas calorias, mas o efeito gerado no metabolismo é bem diferente. A fruta vai oferecer muito mais substâncias importantes para seu organismo funcionar bem", diz Machado.

Outro ponto é que, quando gastamos calorias no treino, nosso corpo busca formas de compensar isso. Como? Diminuindo o metabolismo e aumentando a fome. E, se optar por alimentos pouco saudáveis, você corre o risco de exagerar, pois eles não garantem saciedade. "Você pode, sim, comer mais no dia que faz exercícios, desde que foque em produtos naturais", diz Machado.

"Ao adotar a filosofia de 'treinar para comer', você vai acabar exagerando no consumo de alimentos calóricos e pouco nutritivos ao longa da semana e ficará difícil ter bons resultados de emagrecimento"

O nutricionista defende que o correto, na verdade, é fazer o contrário: comer para treinar. Ou seja, ter sempre a consciência de que, para render bem nos exercícios e se recuperar adequadamente, seu corpo precisa de combustível de qualidade —a comida saudável.

"Para emagrecer com saúde, o grande segredo é comer bem e pensar na atividade física como um ato de celebração por tudo aquilo que o seu corpo é capaz de fazer, não uma ferramenta para queimar calorias", diz.

Antes do exercício, a recomendação é consumir carboidratos (banana, batata, pão integral) e proteínas leves (queijo branco, iogurte). Depois do exercício, foque no consumo de carnes, ovos, frango ou peixe —que fornecem aminoácidos essenciais para a construção muscular—; verduras, legumes e grãos integrais —que vão garantir energia e nutrientes importantes para o corpo se recuperar do esforço no treino—; e gorduras boas, como azeite e castanhas —que dão saciedade e fornecem energia.

A dica do nutricionista faz parte do Cardápios para Emagrecer, projeto de VivaBem que oferece planos de alimentação diários —com café da manhã, almoço, jantar e lanches— para quem deseja comer de forma saudável e perder peso. Além de 5 menus todos os sábados, assinantes UOL recebem lista de compras, receitas e dicas exclusivas. Confira os cardápios desta semana: